Assine e navegue sem anúncios [+]
CLIMA -

Paraná vive a segunda grande frente fria do ano

Temperatura cai em todo estado nesta segunda-feira (19); onda de frio, com possibilidade de geadas, enfraquece a partir de terça-feira

Vitor Ogawa - Grupo Folha
Vitor Ogawa - Grupo Folha

 

Em Londrina, é esperada mínima de 1º nesta segunda-feira (19) e a máxima prevista é de 18ºC
Em Londrina, é esperada mínima de 1º nesta segunda-feira (19) e a máxima prevista é de 18ºC | Gustavo Carneiro
 


Nesta segunda-feira  (19), a previsão é de que a temperatura caia bruscamente em todas as regiões com previsão de geada em grande parte do estado, porque a massa de ar frio e seco avança pelas diversas regiões do estado. Nas regiões da metade sul, a previsão é de geada moderada a forte, entre o noroeste e norte, há previsão de geada fraca a moderada.


Segundo a MetSul Meteorologia, o frio desta segunda-feira é resultado da vinda de uma frente fria associada com um centro de baixa pressão no Oceano Atlântico. A união dos dois formou um ciclone extratropical em mar aberto e, mesmo distante do continente, gerou o ingresso de ar gelado pelo Rio Grande do Sul que avançou pelo continente em função de outro ciclone na mesma região na quinta-feira (15), que já havia provocado chuva na semana passada por aqui.  “A tendência é de cada vez mais o ar frio ingressar no Paraná”, ressaltou o meteorologista do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), Lizandro Jacobsen. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta de geada e de onda de frio, com perigo em potencial, que termina somente na terça-feira (21). 


O ar polar que chega nesta segunda-feira vem acompanhado de vento fraco, diferentemente do que ocorreu no Rio Grande do Sul, onde os ventos desse mesmo ciclone chegaram com rajadas ocasionalmente fortes, de 60km/h a 80km/h. 


Segundo o Simepar , nesta segunda-feira, a massa de ar frio e seco avança pelas diversas regiões do estado. Assim, as temperaturas apresentam uma queda brusca em todas as regiões com previsão de geada em grande parte do estado. ”É esperado o dia mais gelado em todo o estado e com geadas mais amplas também porque as temperaturas estarão abaixo de 5° em vários municípios”, expôs Jacobsen. Nas regiões da metade sul, a previsão é de geada moderada a forte, entre o noroeste e norte, há previsão de geada fraca a moderada. Em Londrina a mínima nesta segunda-feira (19) será de 1ºC e a máxima prevista é de 18ºC.


Na terça-feira (20), as condições meteorológicas seguem favoráveis à formação de geada entre as regiões da metade sul, RMC (Região Metropolitana de Curitiba) e em pontos do centro norte do estado. Em Londrina a temperatura mínima nesta terça será de 4ºC e a máxima será de 20ºC. 


Na quarta-feira (21), a massa de ar frio ainda segue atuando sobre o estado. Assim, as condições são favoráveis à formação de geada entre as regiões sudoeste, sul, centro-sul, Campos Gerais e RMC. Em Londrina, a mínima será de 7ºC e a máxima de 24ºC. Na quinta-feira (22) e na sexta-feira (23) a mínima na cidade continuará na casa dos 10ºC. No sábado (24) a temperatura mínima será de 14º C e no domingo (25) será de 15ºC. A amplitude térmica, que é a diferença entre a temperatura máxima e mínima em um mesmo lugar, aponta que Londrina terá a maior amplitude na segunda-feira (17ºC de diferença) e a menor no fim de semana (14ºC de diferença). 



Embora o cultivo dos cereais de inverno esteja sendo favorecido pelas condições meteorológicas, a estiagem do outono prejudicou as lavouras de trigo e cevada semeadas em abril. “O desenvolvimento normal dessas plantações pode ser afetado em caso de geadas tardias durante as fases de florescimento e espigamento”, explica a pesquisadora  do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR Paraná), Heverly Morais. A seca deve causar perdas na produtividade do milho safrinha e também atinge as mudas em viveiros e as lavouras de café com até dois anos, bem como as frutíferas tropicais recém-plantadas e as hortaliças, que têm ciclo curto.


OPERAÇÃO FRENTE FRIA


A Prefeitura de Londrina realiza nesta época do ano a Operação Noite Fria, voltada à população em situação de rua. A operação consiste em ampliação do trabalho de assistência às pessoas que se encontram em situação de rua, especialmente neste período do ano em que as temperaturas são mais baixas. O telefone ou WhatsApp (43) 99991-4568 está disponível para a população acionar a Operação Noite Fria, que oferece banho, alimentação, pernoite e serviços de atendimento psicológico e social à população em situação de rua em Londrina, das 19h às 7h.

 

Nesta segunda-feira, a massa de ar frio e seco avança pelas diversas regiões do estado. Assim, as temperaturas apresentam uma queda brusca em todas as regiões com previsão de geada em grande parte do estado. Nas regiões da metade sul, a previsão é de geada moderada a forte, entre o noroeste e norte, há previsão de geada fraca a moderada.
Nesta segunda-feira, a massa de ar frio e seco avança pelas diversas regiões do estado. Assim, as temperaturas apresentam uma queda brusca em todas as regiões com previsão de geada em grande parte do estado. Nas regiões da metade sul, a previsão é de geada moderada a forte, entre o noroeste e norte, há previsão de geada fraca a moderada. | Reprodução/Simepar
 


Até o fim do inverno, o Simepar emite as previsões para todas as regiões por categorias de intensidade – fraca, moderada ou forte - com antecedência de 72, 48 e 24 horas. O serviço Alerta Geada tem espaço dedicado na página www.simepar.br e envia mensagens a usuários cadastrados por meio do aplicativo WhatsApp. Interessados devem inserir o número (43) 3376-2248 nos contatos e enviar a seguinte mensagem: “Quero receber o Alerta Geada”.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1 .


Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito
Assine e navegue sem anúncios [+]

Últimas notícias

Continue lendo