Alinhar propósito e trabalho é possível. A designer Cinara Bastos dá dicas do que considerar na hora de formular seu plano B para que a mudança tenha um sentido e chegue à realização.

1 – Saiba onde está, e onde quer chegar

Busque clareza. Saber onde está e onde quer chegar é essencial para poder fazer a transição. “E não se cobre em chegar rápido demais. Tudo é um processo de construção, e acontece de dentro pra fora”, observa.

2- Agradeça

Valorize suas conquistas. “Seja grato pelo que já tem, valorize o simples, não dramatize. Isso fará com que perca o foco e a energia para realizar a mudança”, cita.

3 - Não faça um plano rígido e foque no essencial

Considere que muitas coisas podem mudar no caminho. “São muitas forças atuando sobre a vida e o seu planejamento deve considerar que o imponderável pode acontecer, e você é co-criador das suas escolhas”, afirma.

4 - Tenha uma visão positiva sobre os imprevistos

Isso fará que tire o melhor das situações. “Tudo pode ser construtivo, uma dor, um problema, o desemprego podem se tornar uma benção se você estiver aberto para reconhecer a oportunidade que trazem de alavancar seu desenvolvimento.”

5 - Assuma suas responsabilidades

Ninguém deve ser responsabilizado pelo que você deixou de conquistar, de fazer, ou de sonhar. “É necessário assumir 100% de responsabilidade sobre suas próprias escolhas se quiser crescer”, afirma.

6 - Comece pequeno

“Comece com um primeiro passo e, passo a passo, vá desfrutando o caminho. Conheça suas insatisfações, e não permita que elas te roubem o foco para não se tornar um eterno insatisfeito”, afirma a designer atentando para o olhar de que o objetivo não é a chegada, mas a jornada.

7 - Saia do automático

Perceba o desenvolvimento do plano e analise o significado. “É fundamental saber o sentido daquilo que estou realizando enquanto estou realizando, onde estiver. Fazer contato com a autoconsciência, olhar para a vida e ver o destino que eu quero dar para ela”.

8- Busque seus sonhos apaixonadamente sem negligenciar a saúde.

“A vida passa rápido, e você precisará de um corpo minimamente saudável para desfrutar tudo o que tem buscado!”, finaliza.

LEIA MAIS:

- Plano B em ação

- Seguindo seu propósito

- Boas escolhas sem angústia