| |

Últimas Notícias 5m de leitura

Saúde diz que Nunes pode liberar máscaras em locais abertos, mas prefeito vai esperar governo de SP

ATUALIZAÇÃO
07 de março de 2022

FÁBIO ZANINI
AUTOR

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), recebeu relatório de cenário epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde que avalia que já é possível liberar o uso de máscaras em ambientes abertos na capital.

O documento afirma que, considerando o avanço vacinal e o cenário da pandemia na cidade, é possível retirar a obrigação do uso de máscaras ao ar livre, em ambientes como ruas e parques.

O texto também recomenda a manutenção do uso das proteções em locais fechados e a continuidade das medidas não farmacológicas, tal como a higienização das mãos.

Antes de considerar a liberação na capital, Nunes decidiu encaminhar o relatório ao governo de São Paulo, para que seja incorporado às avaliações sobre a desobrigação do uso de máscaras no estado.

Segundo mostrou o jornal Folha de S.Paulo, o governador João Doria (PSDB) se prepara para comunicar o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos em todo o estado de São Paulo a partir da quarta-feira (9). A medida está em vigor desde maio de 2020, em razão da pandemia de Covid-19.

Nesta terça (8), o governador, secretários estaduais e o Comitê Científico da Covid-19 terão uma reunião com a expectativa para fechar todo o trâmite da liberação.

A princípio, a máscara só poderá ser tirada em via urbana e ambientes a céu aberto —como área externa de bares e restaurantes, além de parques e praças, por exemplo.

No Rio de Janeiro, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 orientou nesta segunda-feira (7) a liberação do uso de máscaras em ambientes fechados na capital fluminense.

Com isso, a cidade se tornou a primeira capital do país a abolir totalmente o uso do item.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS