| |

Últimas Notícias 5m de leitura

São Thomé das Letras (MG) acusa cidade de despejar morador de rua em seu território

ATUALIZAÇÃO
14 de março de 2022

ISAC GODINHO
AUTOR

CONSELHEIRO LAFAIETE, MG (FOLHAPRESS) - A cidade de São Thomé das Letras (MG) acusou neste domingo (13) a prefeitura de Extrema, também no estado, de ter usado uma van para mandar moradores de rua para o município.

De acordo com a nota da gestão de São Thomé, as câmeras de segurança da cidade registraram o veículo deixando três adultos na entrada da cidade por volta das 16h da última sexta-feira (11). O texto afirma ainda que Extrema não avisou a assistência social local sobre a ação.

A prefeitura de Extrema, por sua vez, negou que as três pessoas tenham sido despejadas na outra cidade.

De acordo com Giovanna Sarto, secretária de assistência social de Extrema, o grupo chegou ao município na quinta (10), depois de deixar São Paulo. Eles relataram ao serviço social que teriam parentes em uma zona rural entre Três Corações e São Thomé das Letras e pediram ajuda para ir até lá.

A prefeitura forneceu então um carro do município para leva-los. Ao chegarem em São Thomé, sem encontrar os familiares, a equipe responsável sugeriu que todos retornassem para Extrema.

No entanto, as pessoas se recusaram a voltar e disseram que desceriam ali e procurariam pelos parentes na região. A equipe teria tentado convencê-los a retornar, mas não obteve sucesso.

Ao Departamento de Desenvolvimento Social de São Thomé, as três pessoas afirmaram que acamparam na entrada da cidade porque não tinham onde ficar. A gestão disse ainda que tentou entrar em contato com a administração de Extrema, mas não obteve respostas.

No sábado (12), os serviços de assistência social das duas cidades conseguiram conversar e a prefeitura de Extrema se comprometeu a buscar as três pessoas na manhã do dia seguinte. Segundo Giovanna Sarto, não houve a intenção de deixá-los na entrada da cidade.

Ainda de acordo com ela, a nota de repúdio da prefeitura de São Thomé das Letras foi publicada quando uma equipe já estava a caminho para buscar as três pessoas.

A prefeitura de São Thomé afirma que houve falha de comunicação entre as cidades. Atualmente, os três moradores estão em um espaço de acolhimento da prefeitura de Extrema. Segundo a secretária, a equipe está em contato com eles e tentando localizar familiares.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS