| |

Últimas Notícias 5m de leitura

Retrato gigante de Mário de Andrade estampará prédio do Memorial da América Latina

ATUALIZAÇÃO
20 de janeiro de 2022

MÔNICA BERGAMO
AUTOR

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Memorial da América Latina, em São Paulo, ganhará uma reprodução em tamanho ampliado da obra "Retrato de Mário de Andrade", assinada pelo pintor Lasar Segall em 1927. A instalação, que já teve sua aplicação iniciada, integra as comemorações do centenário da Semana da Arte Moderna de 1922.

A reprodução do retrato do escritor Mário de Andrade será fixada na fachada do prédio da administração do Memorial, com dimensões de 18 metros de largura por 7 metros de altura.

O escritor chegou a morar a um quarteirão do local, entre 1921 e 1945.

Em setembro do ano passado, a Câmara Municipal de SP aprovou a alteração do nome da avenida Auro Soares de Moura Andrade, onde fica o Memorial, para avenida Mário de Andrade.

A iniciativa partiu de servidores da instituição. O nome do escritor já era previsto para a via em seu projeto original, mas os planos foram alterados pela gestão Paulo Maluf, segundo os vereadores tucanos Xexéu Tripoli e João Jorge, que assinaram o projeto.

Além de ocorrer às vésperas do centenário da Semana de 1922, a mudança alterou uma homenagem à memória da ditadura militar: Auro Soares de Moura Andrade foi o senador que presidiu a sessão do Congresso que, em 2 de abril de 1964, declarou vaga a Presidência da República.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS