| |

Últimas Notícias 5m de leitura

Moraes cita vínculo com invasor do Capitólio ao mandar prender bolsonarista Allan dos Santos

ATUALIZAÇÃO
21 de outubro de 2021

MATHEUS TEIXEIRA
AUTOR

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), citou um trecho da representação da Polícia Federal que aponta vínculo entre Allan dos Santos e um invasor do Capitólio para embasar a prisão do blogueiro bolsonarista.

A PF afirmou que Santos se mudou para os Estados Unidos recentemente e aderiu à tese de que houve fraude nas eleições dos Estados Unidos de 2020, quando Donald Trump, aliado do presidente Jair Bolsonaro, perdeu a disputa pela reeleição.

De acordo com a corporação, a teoria relativa ao pleito americano tem servido de "base de argumentação utilizadas" por bolsonaristas para questionar a lisura das eleições no Brasil.

A ordem de prisão contra Santos foi assinada por Moraes no último dia 5 e tornada pública nesta quinta-feira (21). O magistrado determinou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública que dê "início imediato" ao processo de extradição do influenciador bolsonarista, dono do site Terça Livre.

"Nesse ponto, identifica-se articulação de Allan dos Santos com pessoas diretamente envolvidas na invasão ao Capitólio americano em 06 de janeiro de 2021, inclusive utilizando o canal de Jonathon Owen Shroyer (processado por participar dessa invasão) para reiterar e reverberar, dessa vez em solo americano, a difusão de teorias conspiratórias voltadas a desacreditar sistema eleitoral brasileiro, instituições e/ou pessoas", diz a PF no pedido de prisão. Esse trecho foi transcrito por Moraes em sua decisão.

O ministro expediu ofício direcionado ao Banco Central e ao Banco do Brasil para que sejam bloqueadas as contas bancárias do blogueiro.

Moraes também mandou que Ministério das Comunicações e a Casa Civil "procedam o bloqueio de qualquer repasse de dinheiro público" a Santos.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS