| |

Últimas Notícias 5m de leitura

Civis na cidade ucraniana de Izium estão 'à beira de desastre humanitário', diz Anistia Internacional

ATUALIZAÇÃO
16 de março de 2022


AUTOR

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A população na cidade ucraniana de Izium estão "à beira de um desastre humanitário", segundo depoimentos coletados pela Anistia Internacional de 26 civis que deixaram a cidade entre os dias 9 e 12 de março e se dirigiram a Sviatohirsk, na região de Donetsk ainda sob controle do governo ucraniano.

Segundo a organização, residentes da cidade enfrentam situações semelhantes à de um cerco desde o dia 28 de fevereiro, com estoques de água e comida cada vez menores e civis escondidos nos porões de suas casas.

"Os depoimentos que coletamos de Izium revelam o terror vivido pela população civil, presa em seus porões quase sem comida ou água e sob ataque constante. Izium e outras cidades na frente de combate precisam urgentemente de corredores humanitários para resgate seguro de quem quer sair, e entrega de mantimentos a quem deseja continuar lá", disse Marie Struthers, diretora para o Leste Europeu e a Ásia Central da Anistia Internacional.

A organização também afirma que a maior parte da área residencial da cidade está sem eletricidade, gás, aquecimento e comunicação como resultado dos ataques, que também teriam atingido um hospital central.

Izium fica no leste da Ucrânia, na metade do caminho entre Kharkiv, segundo maior centro urbano do país, e as cidades de Luhansk e Donestk, núcleos das regiões que se proclamaram independentes e foram reconhecidas como tal pelo presidente russo Vladimir Putin antes da invasão, iniciada há três semanas.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS