| |

Últimas Notícias 5m de leitura

Bretas determina transferência de Cabral para cadeia sem contato com citados em delação

ATUALIZAÇÃO
16 de setembro de 2021

FÁBIO ZANINI
AUTOR

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O juiz Marcelo Bretas determinou a transferência do ex-governador Sérgio Cabral do presídio Bangu 8 para o Batalhão Especial Prisional (BEP) administrado pela Polícia Militar.

A decisão desta quarta-feira (15) foi tomada para atender ordem do ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), para que o ex-governador se mantenha afastado de pessoas mencionadas em depoimentos de seu acordo de delação premiada.

Este é o caso do atual secretário de Administração Penitenciária, Fernando Veloso, responsável pela administração dos presídios da pasta, e do delegado Maurício Demétrio, preso em junho.

A defesa de Cabral havia solicitado a prisão domiciliar do ex-governador, alegando que o ex-governador não poderia ficar em nenhuma unidade prisional vinculada ao sistema de segurança do estado. Apontou também o fato de a detenção perdurar quase cinco anos.

Bretas, contudo, entendeu que a retirada da custódia de Cabral do âmbito da Secretaria de Administração Penitenciária para a Polícia Militar seria o suficiente para atender a decisão do ministro.

A transferência deve ocorrer nos próximos dias. Cabral está desde 2018 no presídio de Bangu 8, após passagem por Curitiba e no próprio BEP.

Na primeira vez em que esteve na unidade da PM, o ex-governador foi acusado de receber regalias. A cadeia teve sua estrutura alterada após a saída dele.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS