| |

Últimas Notícias 5m de leitura

Brasil está fora da mesa de negociação sobre ambiente, diz fundador da Natura

ATUALIZAÇÃO
21 de outubro de 2021

DANIELA ARCANJO
AUTOR

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Às vésperas da COP26, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, o Brasil está fora da mesa de negociação em questões ambientais, disse o cofundador da Natura, Pedro Passos, no 20º Fórum Empresarial Lide.

O evento, que acontece em formato híbrido nesta quinta (21) e sexta-feira (22), é promovido pelo Lide, grupo de empresários presidido pelo ex-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Luiz Fernando Furlan.

A transição para uma economia de baixo carbono está para a atualidade o que a globalização foi para o final do século passado, defende Passos, com a diferença de que temos vantagem competitiva no setor de créditos de carbono.

"A gente pode, desta vez, não perder o bonde", defende. "Da microinformática nós ficamos de fora, da globalização também, somos um país fechado. Será que nós vamos perder o bonde de uma área em que temos vantagem?"

Essa vantagem, diz, está na nossa matriz energética, predominantemente hídrica e com grande potencial de crescimento de fontes limpas. Diferentemente de outros países, a grande fonte de nossa emissão de carbono está em desmatamento, incêndio e agropecuária.

Por isso, a primeira medida a ser tomada, "gostem ou não", diz, é zerar o desmatamento. "Nós vamos ter que mexer na nossa agropecuária, que é muito produtiva em muitos aspectos e muito atrasada em outros."

Olhar para o meio ambiente, porém, não deve ser exclusividade do setor agrário. "Não vai ter empresa viva que não tenha ou o compromisso ou a prática de eliminar suas emissões de carbono", afirma.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS