Imagem ilustrativa da imagem Unidades de saúde de Londrina abrem no sábado para vacinação contra gripe
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo FOLHA - 12/04/2021

A secretaria municipal de Saúde abriu uma agenda extra de vacinação contra a gripe para o próximo sábado ( 1º), em Londrina. Estarão abertas, das 8 às 17h, as unidades básicas de saúde do Jardim Santiago (zona oeste), Jardim Piza (zona sul), Parigot de Souza (zona norte), Armindo Guazzi (zona leste) e do Centro.

É necessário agendar um horário pela internet, por meio do Portal da Prefeitura. Esta etapa da campanha é voltada às crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), profissionais e trabalhadores de saúde.

No ato da imunização, é necessário ter em mãos um documento pessoal com foto, além da apresentação da Carteira de Vacinação, para aqueles que tiverem. O trabalhador e o profissional da saúde também precisam levar a carteira de vacina da Covid-19, pois é necessário ter um intervalo de 14 dias entre as doses da vacina contra a Covid-19 e da Influenza.

Quem não puder comparecer no sábado poderá agendar a vacina, durante a semana, na UBS mais perto de sua residência. Neste caso, o agendamento deve ser feito por telefone. Clique aqui para conferir os endereços e telefones das unidades básicas. Cada UBS tem capacidade de atender de 50 a 100 pessoas por dia.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, começou em 12 de abril e está prevista para acontecer até 9 de julho. Ela foi distribuída entre grupos prioritários, por etapas escalonadas. Nesta primeira etapa, a Prefeitura de Londrina pretende vacinar 36.112 crianças, 5.259 gestantes e 864 puérperas, além dos profissionais e trabalhadores de saúde.

Na sequência, a campanha se estenderá para os povos indígenas, idosos e demais grupos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. Para isso, nesta primeira fase, Londrina recebeu 18 mil doses da vacina trivalente, que protege contra as três cepas do vírus. Elas tiveram maior circulação recentemente e são da linhagem A H1N1 e H3N2 e B/Victoria.

A aplicação é em dose única, exceto para as crianças que receberem a vacina pela primeira vez. Neste caso, os pais ou responsáveis também precisam agendar a segunda dose. (Com informações do N.Com)

LEIA TAMBÉM:

- Gestantes entram no grupo prioritário para vacinação contra Covid

- UBS Ouro Branco passa a ser exclusiva para vacinação da Covid

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1