Imagem ilustrativa da imagem UBS Ouro Branco passa a ser exclusiva para vacinação da Covid
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

A partir desta terça-feira (27), a UBS (Unidade Básica de Saúde) Ouro Branco, na rua Flor dos Alpes, 570, na zona sul de Londrina, passa a funcionar exclusivamente para vacinação contra Covid-19. A unidade era referência no atendimento de pacientes com sintomas respiratórios e passou por uma reestruturação e desinfecção dos ambientes.

“Está dentro do nosso plano municipal de vacinação, a ampliação gradativa de locais de acordo com o avançar das etapas, bem como o recebimento de vacinas. Com o envio constante de mais doses, estamos reorganizando nossas estruturas. Essa unidade é ampla e nos possibilita ativar até 20 boxes, como no CCI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa), que hoje é o nosso maior centro de vacinação, na zona norte da cidade”, comentou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Com mais essa unidade, Londrina tem hoje sete locais de aplicação de primeira e segunda dose dos imunizantes. “No Ouro Branco temos capacidade para atender até 500 pessoas por dia”, afirmou. De acordo com Machado, ainda restam vacinar cerca de 10 mil idosos na faixa etária de 61 e 62 anos, grupo com agendamento aberto desde a tarde de domingo (25).

Imagem ilustrativa da imagem UBS Ouro Branco passa a ser exclusiva para vacinação da Covid
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

A abertura da UBS Ouro Branco para vacinação foi uma ótima notícia para a dona de casa Vera Lúcia Nascimento da Silva, 62. Ela mora no conjunto Cafezal e se não fosse neste endereço teria que se deslocar até a UBS do jardim do Sol, na zona oeste. "Seria o mais perto, mas logo que minha filha ficou sabendo que ia abrir aqui, ela correu fazer meu cadastro", contou, enquanto aguardava ser chamada.

Silva faz questão de dizer que o momento da vacina era um dos mais esperados dos últimos tempos. "A sensação é muito boa. Sei que vai demorar um tempo ainda, mas minha vontade é de sair pelas ruas sem máscara, poder andar pelo centro da cidade e visitar familiares. Agora, a expectativa é para a segunda dose", disse.

Imagem ilustrativa da imagem UBS Ouro Branco passa a ser exclusiva para vacinação da Covid
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

No dia da vacinação, o idoso deve levar consigo o QR Code impresso no ato do agendamento. Também é preciso ter em mãos o documento pessoal com foto (RG ou carteira de motorista) e um comprovante de residência atualizado (conta de luz, água ou telefone).

Leia mais: Gestantes entram no grupo prioritário para vacinação contra Covid

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Londrina tem sete unidades para vacinação exclusiva Covid-19, com funcionamento todos os dias da semana. O Centro de Imunização da Zona Norte atende de segunda a sábado, das 8h às 23h. Aos domingos, o espaço abre das 8h às 19h.

Já as seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam de segunda a sábado, das 7h30 às 19h, nos bairros: Jardim do Sol, Vila Casoni, Eldorado, Alvorada, Ernani e Ouro Branco. Os endereços completos desses locais estão disponíveis aqui. (Com N.Com)

VACINÔMETRO

Até as 23 horas de segunda-feira (26), Londrina havia vacinado 102.162 pessoas com a primeira dose e aplicou 51.940 doses de reforço contra o novo coronavírus.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.