Imagem ilustrativa da imagem Gestantes entram no grupo prioritário para vacinação contra Covid
| Foto: iStock

As gestantes e puérperas (fase pós-parto) com comorbidades foram incluídas na fase 1 de vacinação contra Covid, dentro dos grupos com comorbidades em Londrina. O anúncio foi feito nesta manhã de terça-feira (27) pelo secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, após orientação do MS (Ministério da Saúde).

Além desse novo grupo, pacientes com síndrome de Down e em hemodiálise, independente da idade, também serão os primeiros a serem vacinados. A expectativa é de que um novo lote chegue na segunda semana de maio para dar início à imunização.

“Houve uma organização do Ministério da Saúde dentro do grupo prioritário, passando a iniciar a vacinação de pessoas com comorbidades por aqueles em hemodiálise e com síndrome de Down, indiferente da idade, além de gestantes e puérperas (mãe que teve filhos nos últimos 45 dias). Isso acontecerá quando tiver vacina para este público. Ainda não temos uma data definida”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

POR IDADE

Na segunda etapa serão imunizadas as pessoas com comorbidades com recortes por idade, começando pela faixa etária dos 55 a 59 anos. Sobre possíveis fraudes na liberação de atestados médicos, Machado lembrou da responsabilidade civil e criminal desses profissionais e disse que todos foram orientados previamente.

“Buscamos orientar os médicos de forma antecipada à abertura do cadastro, enviando ofício para a Associação Médica, operadoras dos planos de saúde e os médicos da rede municipal para facilitar os pedidos desses atestados que serão solicitados pelos pacientes", disse.

LEIA TAMBÉM:

- Aberto cadastro para pessoas com comorbidades; confira as doenças contempladas

- Afinal, o que são comorbidades?

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.