|
  • Bitcoin 120.170
  • Dólar 5,1649
  • Euro 5,2600
Londrina

IMUNIZAÇÃO

m de leitura Atualizado em 28/04/2021, 08:13

Gestantes entram no grupo prioritário para vacinação contra Covid

Grávidas, puérperas, pacientes em hemodiálise e pessoas com síndrome de Down, independente da idade, serão os primeiros a serem vacinados na classificação de comorbidades

PUBLICAÇÃO
terça-feira, 27 de abril de 2021

Micaela Orikasa - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

menu flutuante
Imagem ilustrativa da imagem Gestantes entram no grupo prioritário para vacinação contra Covid Imagem ilustrativa da imagem Gestantes entram no grupo prioritário para vacinação contra Covid
|  Foto: iStock
 

As gestantes e puérperas (fase pós-parto) com comorbidades foram incluídas na fase 1 de vacinação contra Covid, dentro dos grupos com comorbidades em Londrina. O anúncio foi feito nesta manhã de terça-feira (27) pelo secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, após orientação do MS (Ministério da Saúde). 

Além desse novo grupo, pacientes com síndrome de Down e em hemodiálise, independente da idade, também serão os primeiros a serem vacinados. A expectativa é de que um novo lote chegue na segunda semana de maio para dar início à imunização. 

“Houve uma organização do Ministério da Saúde dentro do grupo prioritário, passando a iniciar a vacinação de pessoas com comorbidades por aqueles em hemodiálise e com síndrome de Down, indiferente da idade, além de gestantes e puérperas (mãe que teve filhos nos últimos 45 dias). Isso acontecerá quando tiver vacina para este público. Ainda não temos uma data definida”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.  

POR IDADE

Na segunda etapa serão imunizadas as pessoas com comorbidades com recortes por idade, começando pela faixa etária dos 55 a 59 anos. Sobre possíveis fraudes na liberação de atestados médicos, Machado lembrou da responsabilidade civil e criminal desses profissionais e disse que todos foram orientados previamente.  

“Buscamos orientar os médicos de forma antecipada à abertura do cadastro, enviando ofício para a Associação Médica, operadoras dos planos de saúde e os médicos da rede municipal para facilitar os pedidos desses atestados que serão solicitados pelos pacientes", disse.

LEIA TAMBÉM: 

Aberto cadastro para pessoas com comorbidades; confira as doenças contempladas

- Afinal, o que são comorbidades?

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.