A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina vai promover uma grande ação de vacinação para crianças e adolescentes neste sábado (3), das 9h às 17h, em seis Unidades Básicas de Saúde. A iniciativa está alinhada às campanhas de vacinação contra poliomielite (paralisia infantil), multivacinação e Covid-19. Não é necessário fazer agendamento para participar.

Estarão abertas as UBSs dos bairros Armindo Guazzi (zona leste), Santiago e Alvorada (zona oeste), Guanabara e Cafezal (zona sul) e Vivi Xavier (zona norte). A criança e o adolescente devem estar com um documento pessoal com foto ou certidão de nascimento, além da carteira de vacina.

A campanha de vacinação contra poliomielite é voltada para crianças de um a quatro anos de idade. Elas recebem, de forma indiscriminada, a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham completado o esquema inicial com três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP).

APENAS 17%

De acordo com dados da Saúde, entre o início da campanha, no dia 8 de agosto, e o dia 29 deste mês, foram aplicadas 4.922 doses de vacinas contra a paralisia infantil. Elas representam 17,47% da cobertura vacinal do público-alvo. A campanha prossegue até o dia 9 de setembro.

A Multivacinação objetiva atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de zero a 14 anos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Até o momento, a secretaria fez a verificação de 6.046 carteirinhas de vacinação.

LEIA TAMBÉM:

= Obra da UBS Fraternidade é retomada na zona leste de Londrina

VACINAS

As vacinas disponíveis na campanha de multivacinação são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Para os adolescentes, estão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B e Meningocócica ACWY (conjugada). As vacinas têm indicação específica para cada idade, assim como para quem não tem o esquema completo, integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e estão registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

COVID

Já a vacinação contra Covid-19 é voltada para crianças a partir de 3 anos e adolescentes. As vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo em relação às demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de 3 anos de idade. (Com informações do N.Com)

¨¨¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1