Começou na manhã desta segunda-feira (8) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 em Londrina. Todas as Unidades Básicas de Londrina estão vacinando as crianças, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. A única unidade que não está aplicando as vacinas é a UBS do Ouro Branco, pois ela é uma unidade exclusiva para imunização contra Covid-19.

Para receber a vacina da campanha, basta telefonar para a unidade básica de saúde mais próxima e agendar um horário. A lista completa com os endereços e telefones de contato das UBS está disponível no site da Prefeitura de Londrina - https://saude.londrina.pr.gov.br/index.php/unidade-basica-saude.html .

PÚBLICO-ALVO

O público-alvo para a vacina contra a paralisa infantil são 32 mil crianças, com idades de 1 a 5 anos de idade. Já de zero a 1 ano de idade são 6 mil crianças, que devem ir às unidades para verificar a necessidade de alguma dose.

Essas crianças de 1 a 5 anos devem receber a VOP (Vacina Oral Poliomielite), ou seja, as gotinhas, desde que já tenham recebido as três doses de VIP (Vacina Inativada Poliomielite) do esquema básico. Além delas, todas as crianças e adolescentes com até 14 anos precisam passar pela avaliação do esquema vacinal e, caso haja alguma dose em atraso, será feita a atualização.

O objetivo da campanha nacional é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina contra a pólio na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, e diminuir o número de crianças e adolescentes não vacinados menores de 15 anos.

LEIA TAMBÉM:

+ Um refúgio em Cambé para crescer com dignidade

+ Usuários voltam a ser atendidos na UBS Vivi Xavier após reforma

“A baixa procura pela vacinação é um cenário nacional. Desde 2015, a gente observou uma baixa cobertura vacinal como um todo, em todo o território nacional. Nesse sentido, o Ministério da Saúde, através de campanhas nacionais, tenta melhorar a cobertura, consequentemente evitar o retorno de doenças que já haviam sido erradicadas em outras décadas”, explicou o secretário de saúde, Felippe Machado.

LISTA

As vacinas contidas nesta campanha são para prevenir a Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Todas fazem parte do PNI (Programa Nacional de Imunizações) e estão registradas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

DIA D

Para os pais e responsáveis que não conseguirem levar seus filhos nas UBS durante a semana, a Secretaria Municipal de Saúde abrirá as 54 UBS no dia 20 de agosto, durante o “Dia D” de mobilização nacional. A campanha prosseguirá até o dia 9 de setembro. (Com informações do N.Com)

¨¨¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1