| |

NUTRIÇÃO 5m de leitura

Palestra online aborda alimentação saudável na pandemia

Atividade promovida pela Escola de Governo da Prefeitura de Londrina será ministrada pela nutricionista ortomolecular, Sumaya Brandão, na próxima quinta-feira (9); as inscrições são gratuitas

ATUALIZAÇÃO
06 de setembro de 2021

Reportagem local
AUTOR

 

Na próxima quinta-feira (9), às 19h, a Escola de Governo da Prefeitura de Londrina vai realizar a palestra “Dieta saudável na pandemia: é possível?”, ministrada pela nutricionista clínica ortomolecular, Sumaya Cristine Brandão. Qualquer pessoa interessada pode participar, gratuitamente, do encontro on-line.

Para isso, basta acessar o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado), da Prefeitura de Londrina e se inscrever. Após inscrito, o participante vai receber um link para acessar a plataforma virtual de transmissão da palestra em tempo real. Não há limite de vagas.

A intenção é sanar uma demanda que surgiu com a pandemia, quando muitas pessoas precisaram mudar drasticamente suas rotinas de trabalho e afazeres pessoais, como os cuidados com filhos e com a casa. “O fato de as pessoas trazerem o trabalho para casa fez com que o estresse e a ansiedade aumentassem muito, e isso interferiu no ritmo familiar e na convivência como um todo. Isso causou uma busca maior por recompensas através da alimentação. Nosso cérebro, para ter uma sensação de bem-estar, precisa estar com o nível de dopamina e outros neurotransmissores mais altos. Por isso, todas as vezes que buscamos essa sensação, consumimos mais açúcar, carboidratos, gorduras e lácteos. Porém, esses alimentos aumentam a dopamina por pequenos períodos e, para a saúde, trazem muitos problemas como doenças cardíacas e colesterol alterado”, explicou a nutricionista ortomolecular, Sumaya Cristine Brandão.

Cientes disso, os organizadores da Escola de Governo decidiram mostrar o que é uma dieta saudável e como ela pode garantir uma boa nutrição e, consequentemente, um funcionamento equilibrado do corpo humano. Os alimentos in natura, como frutas, verduras, legumes e carnes, são essenciais para isso.

“Uma dieta saudável é composta por alimentos de verdade, que são minimamente processados, que conseguimos manter no dia a dia. Através dela, nosso corpo recebe todos os nutrientes que precisa, como proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais, e produz hormônios, enzimas e todas as substâncias que serão usadas para seu funcionamento adequado”, lembrou Brandão.

Leia também: Adultos com paladar infantil: o que fazer?

Além desse encontro, a nutricionista deve participar de mais duas lives no próximo mês. “Nossa preocupação inicial foi com os nossos servidores, mas optamos por ampliar as palestras para toda a população, porque estamos passando por um período de pandemia, que não tem sido fácil para ninguém. Por isso, precisamos cuidar de nós mesmos e fortalecer nossa saúde, para melhorar o sistema imunológico e conseguir cuidar dos outros também”, disse a coordenadora técnico-pedagógica da Escola de Governo, Verediana Silva.

A palestra “Dieta saudável na pandemia” dará início a uma série de encontros, que abordarão questões sobre a saúde física e mental. O ciclo terá palestras quinzenais e trará outros assuntos, como ansiedade e prevenção do suicídio. “A Escola de Governo tem feito uma série de cursos e agora estamos inovando com uma série de lives, para poder trazer informações para a comunidade. Essa questão da alimentação saudável é fundamental para termos mais qualidade de vida às pessoas”, disse o secretário de Governo, Alex Canziani.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1. 

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS