As secretarias municipais do Idoso e de Saúde iniciam nesta terça-feira (18) uma ação coletiva de testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C em idosos. O mutirão será ofertado em todas as regiões da cidade, sempre das 9h às 12h e das 14h às 17h.

A ação integra a programação do Mês da Pessoa Idosa, em outubro. Também é alusiva ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, instituído pela Lei federal 13.430/2017 no terceiro sábado do mês de outubro. A data tem como objetivo ressaltar a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis.

Qualquer pessoa a partir de 60 anos pode participar e não é necessário se inscrever. O primeiro mutirão de testagem rápida será realizado na terça, das 9h às 12h e 14h às 17h, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa Norte (rua Luís Brugin, 570). As próximas ações serão realizadas nos dias 20, 25, 26 e 27 de outubro.

A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, disse que as testagens realizadas nos CCIs são de grande importância para trabalhar a prevenção, cuidados de saúde no envelhecimento e os estigmas que as pessoas possuem em relação à saúde e sexualidade na velhice.

Para a coordenadora de Saúde do Adulto da SMS, Juliana Marques, as ações em parceria com a SMI são formas de incentivar o cuidado do idoso com a própria saúde, além de divulgar o serviço de testagem, que fica disponível regularmente nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento.

“É muito necessário e importante lembrar que essas Infecções Sexualmente Transmissíveis, as ISTs, são um problema para o jovem, para o adulto e também para o idoso. A população acima dos 60 anos está cada vez mais ativa, seja no mercado de trabalho, na sociedade e também com sua sexualidade. Por isso, o idoso também precisa receber orientações e, se necessário, contar com esse serviço disponível na Atenção Primária”, citou.

LEIA TAMBÉM:

= Idoso do PR tem reversão de sintomas de Alzheimer com óleo de cannabis

= Aulas presenciais de ginástica das UBSs retornam em Londrina

PALESTRAS

Além do mutirão de testes rápidos, a programação do Mês do Idoso oferta outras atividades.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Luciana Alvarez, foi entrevistada pelo coordenador do Cefe (Centro de Estudos e Formação para o Envelhecimento), Dácio Vilar. O vídeo foi publicado no YouTube, nesta sexta-feira (14), com acesso liberado para toda comunidade aprender mais sobre a trajetória de atuação do Conselho e como se dá o repasse e liberação de recursos pelo Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Na segunda-feira (17), no CCI Norte serão realizadas duas palestras promovidas pelo CMDPI. A primeira, às 14h, sobre aposentadoria, ministrada pela vice-presidente do conselho e membro da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB-PR Subseção Londrina, Sânia Estefani. A palestra seguinte terá como tema Benefício de Prestação Continuada, com um representante do INSS. Qualquer pessoa pode participar e não é necessário fazer inscrição com antecedência.

Na terça-feira (18), a professora do curso de enfermagem da UEL, Regina Célia Bueno Rezendo Machad, vai conduzir uma palestra com o tema Saúde Mental das Pessoas Idosas e Funcionários das Instituições de Longa Permanência para Idosos, nos pós-pandemia. A atividade começa às 9h, no auditório da Caapsml, e as inscrições podem ser feitas com antecedência por este link..

O Mês da Pessoa Idosa é promovido pela Secretaria do Idoso, com apoio das secretarias municipais de Saúde, do Trabalho, Emprego e Renda, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Universidade Estadual de Londrina e Câmara Municipal de Londrina. (Com informações do N.Com)

¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1