Com o verão, locais abertos, como a praia, se tornam um ambiente propício para a prática de exercícios físicos. Correr, fazer alongamentos e atividades envolvendo a bola são os mais comuns, mas alguns cuidados devem ser tomados, principalmente porque, nos últimos dois anos, a população se exercitou menos devido a pandemia de Covid-19.

Imagem ilustrativa da imagem Exercícios físicos no verão devem ser iniciados de forma gradual
| Foto: iStock

“Após todo esse período, ao ter ficado parado, os ossos, músculos e articulações, por causa da baixa mobilidade, podem ter perdido resistência. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para prevenir possíveis lesões que podem ocorrer com uma volta abrupta a uma rotina ativa”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Rio Grande do Sul, Fábio Krebs.

O especialista pontua que, para quem está voltando a praticar exercícios físicos agora ou para quem está começando, é preciso passar por uma avaliação com o cardiologista e ortopedista, para verificar em qual ritmo as atividades devem ser feitas. “Para um retorno adequado, é necessária a consulta com um especialista, para que verifique como está a saúde e indique a melhor rotina de treinos”, ressalta o médico.

LEIA TAMBÉM:

- Adeus ano velho, feliz ciclo novo

Krebs destaca que, com a falta de mobilidade no período pandêmico, as partes do corpo mais afetadas são a lombar, cervical, quadris e joelhos, cujos impactos podem estar associados a longos períodos sentados.

O médico pontua que os exercícios devem ser iniciados de forma gradual para que o corpo se acostume com a nova rotina. “É importante frisar que os exercícios precisam seguir uma rotina e serem iniciados de maneira gradual, para que o corpo adquira o condicionamento ideal e evite dores musculares”, lembra. “Outro ponto importante é que, mesmo na praia, a pessoa utilize um sapato adequado para o tipo de esporte que se irá fazer. O calçado precisa ter um bom amortecimento, a fim de evitar lesões” ressalta. (Com informações da SBOT)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1