Para evitar o coronavírus, especialistas em saúde pública estão aconselhando pessoas de todas as idades a ficar em casa e praticar o distanciamento social o máximo possível. Isto é particularmente verdadeiro para idosos e pessoas com doenças crônicas. Essas ações ajudarão a limitar a propagação do vírus e seu impacto na saúde e nos sistemas de saúde, aconselha os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
Imagem ilustrativa da imagem Dez dicas para evitar a solidão em tempos de quarentena
| Foto: iStock
Mas o distanciamento social e a permanência em casa podem colocar alguns idosos em maior risco pelas conseqüências não intencionais do isolamento social, um problema de saúde que pode ser evitado ou reduzido com medidas pró-ativas.
LEIA TAMBÉM:
Segundo o Instituto Nacional do Envelhecimento, o isolamento social e a solidão estão associados a riscos aumentados para uma variedade de problemas de saúde. Isso inclui pressão alta, ansiedade, depressão, declínio cognitivo, doença de Alzheimer e até morte.
Confira dez dicas que podem ajudar você a ficar conectado com outras pessoas e evitar a solidão durante a pandemia de coronavírus. As orientações foram organizadas pelo médico Rubens De Fraga Júnior, que é professor a disciplina de gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná.
1) Identifique suas conexões vitais
Essas são as pessoas que você considera essenciais para sua saúde, bem-estar e qualidade de vida. Eles podem ser amigos, vizinhos e familiares.
Profissionais de saúde também podem ser importantes para adicionar a esta lista, mas lembre-se de que eles podem estar particularmente ocupados no momento. Eles também podem querer que você evite seus consultórios o máximo possível para reduzir os riscos de adoecer. Portanto, considere entrar em contato com eles por telefone e somente quando necessário.
2) Obtenha as informações de contato de todos
Reúna os números de telefone, endereços de correspondência e endereços de e-mail de suas conexões. Isso facilita o contato regular com as pessoas de quem você gosta. Configure horários para ligar para amigos e familiares e faça com que ficar em contato seja uma prioridade enquanto estiver em casa.
3) Tente ter equipamentos de comunicação atualizados
Você tem um celular? Nesse caso, considere usar o FaceTime ou o Skype em vez de apenas ligar.
Ser capaz de ver o rosto do seu amigo pode fazer você se sentir mais conectado. Se você possui um computador ou tablet, pode participar de grupos on-line de pessoas que compartilham seus interesses.
Você também pode definir uma programação para quando se conectar com amigos e familiares para criar uma rotina (e algo pelo que esperar).
4) Saia pra fora de sua casa
Distanciamento social não significa que você precise ficar dentro de casa. Dê um passeio, sente-se na varanda, acene para seus vizinhos. Este é o momento perfeito para limpar seu jardim e plantar sementes.
Imagem ilustrativa da imagem Dez dicas para evitar a solidão em tempos de quarentena
| Foto: iStock
5) Mantenha-se o mais fisicamente ativo possível
Você pode encontrar muitos programas de condicionamento físico on-line
Imagem ilustrativa da imagem Dez dicas para evitar a solidão em tempos de quarentena
| Foto: iStock
6) Seja criativo!
Algumas pessoas estão desfrutando de jantares virtuais. Eles usam o FaceTime ou o Zoom, um aplicativo gratuito que permite conectar várias pessoas a uma videoconferência.
Ou converse com amigos sobre a leitura do mesmo livro ou o mesmo filme, para que você possa conversar em grupo mais tarde.
Além disso, é um ótimo momento para praticar seu artesanato favorito, como bordado, tricô ou crochê. "Sabemos que o envolvimento em atividades criativas pode impedir sentimentos de solidão".
7) Eduque-se sobre as opções locais de assistência médica
Descubra agora como seus profissionais de saúde estão cuidando de seus pacientes e o que fazer se você precisar de um teste Covid-19.
Você pode conseguir uma visita telefônica ou de saúde on-line, enviar um e-mail ao seu provedor com perguntas.
Imagem ilustrativa da imagem Dez dicas para evitar a solidão em tempos de quarentena
| Foto: iStock
8) Atualize seus hábitos básicos de autocuidado
Este é um momento para garantir que você esteja se alimentando bem. “Legumes e frutas contribuem para hormônios que fazem você feliz.
Acordar , tomar banho , se arrumar como se fosse sair.
Ter uma lista de atividades semanais
Compromisso de entrar em contato com um amigo por dia no mínimo
Colocar por escrito numa lista que fique em lugar aparente
Não pular refeições
Imagem ilustrativa da imagem Dez dicas para evitar a solidão em tempos de quarentena
| Foto: iStock
9) Mantenha contato com entes queridos se você mora em casas de repouso
Pergunte aos funcionários se você pode enviar por e-mail fotos ou cartas que possam ser impressas e “entregues” a sua pessoa. Considere pedir à equipe que o ajude a contactar pelo facetime um ente querido.
10) Lidar com o isolamento do cuidador
Cuidar de si mesmo pode ser mais difícil quando estiver isolado.
Praticar o distanciamento social pode fazer você se sentir ainda mais sozinho.
Tente conectar-se a outros profissionais de saúde por meio de grupos de suporte virtual on-line.
Alguns são específicos para cuidadores de pessoas com doença de Alzheimer ou outras doenças.