A pandemia provocada pelo coronavírus têm exigido reclusão, cuidados redobrados com a higiene e também servido de oportunidade para solidariedade. Pessoas em situação de rua foram recolhidas voluntariamente em abrigos, estudantes de enfermagem trabalham no apoio às secretarias de saúde e até médicos aposentados se colocaram em prontidão e atendem por telefone e redes sociais, dúvidas sobre saúde.

Carlos Kubo com a máscara que tem o tsuru, referência ao belo pássaro que ele recria em várias obras e que simboliza saúde e vida longa
Carlos Kubo com a máscara que tem o tsuru, referência ao belo pássaro que ele recria em várias obras e que simboliza saúde e vida longa | Foto: Divulgação

A arte por sua vez também mostra a capacidade de se sensibilizar com as causas do mundo e o artista Carlos Kubo é um exemplo. Ele fez sua máscara para criar barreira de proteção e compartilha até o molde. Nos alto dos meus 70 anos, costurei a máscara de proteção para mostrar que, se eu consigo, acho que qualquer pessoa pode fazer a sua”, sorri. Radicado em Londrina, Kubo é natural de Lins, interior de São Paulo e o seu trabalho com os tsusrus, é reconhecido internacionalmente.

LEIA TAMBÉM:

Coronavírus: especialistas londrinenses falam sobre grupos de risco

Paratleta londrinense tem improvisado para manter rotina de atividades

“Mais do que dar o peixe, que tal a gente ensinar a pescar”?, reflete. Estou longe de ser um especialista no assunto, mas até mais importante do que usar a máscara, normalmente utilizada por pessoas contaminadas para não passar o vírus através da tosse, é a higiene das mãos após tocarmos em qualquer lugar e evitarmos ao máximo tocar os olhos, nariz e boca. Na verdade, penso que deveríamos ter este bom hábito todos os dias, seja em época de coronavírus ou não”, expõe.

Passo a passo para fazer sua própria máscara
Passo a passo para fazer sua própria máscara | Foto: Divulgação
Molde para confeccionar a máscara em casa
Molde para confeccionar a máscara em casa | Foto: Divulgação

Kubo admite seus cuidados extras. “Pelo fato de pertencer ao grupo de risco, estou sem sair de casa há 10 dias e contando com a solidariedade dos amigos, no sentido de passar no mercado, na farmácia e padaria.” O artista considera que a atitude representa uma verdadeira luta pela sobrevivência. “Para não sermos contaminados e não contaminarmos o próximo”, ensina.

Mais do que isso, pondera que é uma oportunidade única. “Uma grande oportunidade para refletirmos sobre a vida e aprendermos muito sobre solidariedade, amor ao próximo, amizade, consciência do coletivo”, expõe. Fiz questão de fazer a minha máscara, com a estampa dos meus tsurus, pois essas aves simbolizam saúde, vida longa e querer bem ao próximo.Obrigado e, por favor, cuidem-se!”, pede.

Assista ao vídeo sobre a confecção da máscara: