| |

SOLIDARIEDADE 5m de leitura

Banco de Leite Humano de Londrina precisa de doadoras

Estoque atual está muito abaixo do necessário para alimentar os bebês prematuros nascidos no HU

ATUALIZAÇÃO
13 de maio de 2021

Reportagem local
AUTOR

 

O Banco de Leite Humano do HU (Hospital Universitário) de Londrina tem registrado baixa no estoque de leite e, por isso, precisa de doadoras. O setor registra, em média, 280 litros de leite humano doados por mês. Porém, o estoque atual está entre 90 e 100 litros, muito abaixo do necessário para alimentar os bebês prematuros recém-nascidos do hospital. 

“Estamos vivenciando um momento crítico, com diminuição de mães doadoras e, consequentemente, diminuição do volume de leite doado e aumento do nascimento de bebês prematuros que necessitam do leite humano pasteurizado. Considerando o volume de leite distribuído diariamente para os bebês internados e o nosso estoque hoje, daria para aproximadamente 20 dias”, informa Katiucy Campana, enfermeira do Banco de Leite.

Devido à pandemia de coronavírus, todos os cuidados de segurança para evitar a contaminação têm sido tomados. “A mulher não precisa se deslocar, todo o cadastro é realizado pelo WhatsApp ou por telefone, e a entrega dos kits é realizada em domicílio, com todos os cuidados e sem contato com a doadora. E, posteriormente, a retirada dos frascos na casa das doadoras é realizada semanalmente”, explica Campana.

A enfermeira ressalta a importância da doação. “A doação de leite além de ser um gesto de solidariedade, de amor, é uma forma de alimentar e salvar vidas. O leite humano é o melhor sustento que podemos oferecer para os bebês prematuros, por ter um excelente valor nutricional, possui fatores de proteção que auxiliam no combate a infecções, estimula o desenvolvimento do sistema imunológico dos bebês. É importante reforçar que as mães que desejam doar e ajudar não precisam parar de amamentar os seus filhos”, detalha.

LEIA TAMBÉM:

Mulher dá à luz trigêmeos e celebra a vida de sete filhos

Apoio e gratidão de fora para dentro do HU de Londrina

 

QUEM PODE DOAR

Para ser uma doadora, a mãe precisa estar saudável, amamentando o filho e ter sobra de leite. As mulheres que quiserem colaborar podem entrar em contato com o BLH pelo telefone (43) 3371-2390, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e aos sábados das 7h às 11h30. Além de receber e distribuir o leite humano, o BLH auxilia e orienta as mulheres que tiverem dificuldade com o processo de amamentação. (Com informações da Agência UEL)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS