Imagem ilustrativa da imagem Banco de Leite Humano de Londrina precisa de doadoras
| Foto: Divulgação - Agência UEL

O Banco de Leite Humano do HU (Hospital Universitário) de Londrina tem registrado baixa no estoque de leite e, por isso, precisa de doadoras. O setor registra, em média, 280 litros de leite humano doados por mês. Porém, o estoque atual está entre 90 e 100 litros, muito abaixo do necessário para alimentar os bebês prematuros recém-nascidos do hospital.

“Estamos vivenciando um momento crítico, com diminuição de mães doadoras e, consequentemente, diminuição do volume de leite doado e aumento do nascimento de bebês prematuros que necessitam do leite humano pasteurizado. Considerando o volume de leite distribuído diariamente para os bebês internados e o nosso estoque hoje, daria para aproximadamente 20 dias”, informa Katiucy Campana, enfermeira do Banco de Leite.

Devido à pandemia de coronavírus, todos os cuidados de segurança para evitar a contaminação têm sido tomados. “A mulher não precisa se deslocar, todo o cadastro é realizado pelo WhatsApp ou por telefone, e a entrega dos kits é realizada em domicílio, com todos os cuidados e sem contato com a doadora. E, posteriormente, a retirada dos frascos na casa das doadoras é realizada semanalmente”, explica Campana.

A enfermeira ressalta a importância da doação. “A doação de leite além de ser um gesto de solidariedade, de amor, é uma forma de alimentar e salvar vidas. O leite humano é o melhor sustento que podemos oferecer para os bebês prematuros, por ter um excelente valor nutricional, possui fatores de proteção que auxiliam no combate a infecções, estimula o desenvolvimento do sistema imunológico dos bebês. É importante reforçar que as mães que desejam doar e ajudar não precisam parar de amamentar os seus filhos”, detalha.

LEIA TAMBÉM:

- Mulher dá à luz trigêmeos e celebra a vida de sete filhos

- Apoio e gratidão de fora para dentro do HU de Londrina

Imagem ilustrativa da imagem Banco de Leite Humano de Londrina precisa de doadoras
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha 06/01/2020

QUEM PODE DOAR

Para ser uma doadora, a mãe precisa estar saudável, amamentando o filho e ter sobra de leite. As mulheres que quiserem colaborar podem entrar em contato com o BLH pelo telefone (43) 3371-2390, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e aos sábados das 7h às 11h30. Além de receber e distribuir o leite humano, o BLH auxilia e orienta as mulheres que tiverem dificuldade com o processo de amamentação. (Com informações da Agência UEL)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1