Sete parlamentares do Paraná estão na lista dos 100 congressistas destacados pelo protagonismo em ações no Congresso Nacional, segundo o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) divulgado na sexta-feira (27). Entraram no ranking o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) e os deputados federais: Enio Verri (PT-PR), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Gustavo Fruet (PDT-PR), Luisa Canziani (PTB-PR), Ricardo Barros (PP-PR) e Rubens Bueno (CDN-PR). Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 66 são deputados e 34 são senadores. Já Pedro Lupion (DEM) e Sergio Souza (MDB) não estão entre os 100 'cabeças', mas são citados como parlamentares em ascensão dentro do Congresso Nacional, segundo a pesquiisa.

O resultado é divulgado após pesquisa feita por meio de entrevistas com deputados e senadores, assessores das duas Casas do Congresso Nacional, jornalistas, cientistas e analistas políticos. São analisados quesitos como a capacidade dos parlamentares como articuladores, organizadores; formuladores de projetos e leis; negociadores; e formadores de opinião.

Para o professor de ética e filosofia política da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Elve Cenci, os nomes dos paranaenses da lista são de políticos experientes, testados no parlamento e nas urnas e de herdeiros políticos, como Luísa Canziani e Pedro Lupion. Segundo o analista, o senador paranaense mesmo não sendo identificado como governo ou oposição, acaba sendo uma alternativa a Bolsonaro. "Alvaro teve muito destaque como senador de oposição durante os governos petistas. Era o principal nome para falar pela oposição e em 2018 foi candidato a presidente. Ocupa cargo de destaque em seu partido."

Leia também: Reforma eleitoral tende a colocar candidaturas femininas em desvantagem

Para Cenci, os jovens deputados, que são filhos de políticos veteranos, acabam adotando estratégias já testadas. "Luísa, apesar de jovens, está bem assessorada pelo pai. É herdeira da bandeira da educação. Conseguiu ganhar destaque na Câmara ao lado de outros jovens deputados. Poderíamos dizer que o seu êxito se deve ao foco nas bandeiras corretas, pelo menos sob o ponto de vista da sua atuação parlamentar, e na experiência do pai para orientá-la." Segundo Cenci, Lupion segue o mesmo caminho. "Já tinha certa experiência e ocupou um espaço que era da família. Corrobora a história de parte da política paranaense que é feita de herdeiros."

A deputada Luisa Canziani, de Londrina
A deputada Luisa Canziani, de Londrina | Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

No caso da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o papel de destaque é inevitável, por se tratar do partido com a maior bancada na Câmara e de maior peso como oposição à Bolsonaro. "Suas decisões geram efeitos sobre os demais parlamentares." avalia Cenci.

Imagem ilustrativa da imagem Sete parlamentares do Paraná estão na lista dos "Cabeças do Congresso" do Diap

Segundo o professor, Fruet, Verri e Bueno formam um trio de políticos com características parecidas, apesar de espectros políticos diferentes: são experientes e com longa carreira parlamentar. "Entendem de orçamento, administração pública, já conhecem os meandros da negociação política."


Já Ricardo Barros aparece no ranking, segundo o analista político, por outra característica: o fisiologismo, ou seja um expoente do 'centrão', que procura estar sempre no governo, independente de ser esquerda ou direita.

CRITÉRIOS

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do Diap, aqueles parlamentares — deputados se senadores — que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacam-se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade. "Entendemos como critério posicional ou institucional o vínculo formal ou o posto hierárquico ocupado na estrutura de uma organização; o reputacional, a percepção e juízo que outras pessoas têm ou fazem sobre determinado ator político; e o decisional, a capacidade de liderar e influenciar escolhas." sintetiza o Instituto.

O Diap acrescenta que neste ano de 2021, a escolha dos parlamentares mais influentes foi impactada pela pandemia. Isso porque o sistema remoto de deliberação dificultou identificar os parlamentares mais presentes nas articulações e negociações. O Diap foi fundado em 1983 e promove pesquisas de opinião, mapeia atores-chave do processo decisório parlamentar, entre outras atividades. É constituído por cerca de 900 entidades sindicais de trabalhadores de todos os estados do País.

(Atualizado no dia 30/08 às 14 horas)

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.