Uma comitiva do Palácio Iguaçu encabeçada pelo governador Ratinho Junior (PSD) desembarca em Londrina na manhã desta sexta-feira (24). Passados mais de dois meses desde sua posse para o segundo mandato, em 1º de janeiro, é a primeira agenda do chefe do Executivo estadual na cidade. Os londrinenses deram a ele mais de 76% dos votos válidos nas eleições de 2022.
Acompanhado de secretários e parlamentares aliados, Ratinho estará às 9h ao lado do prefeito Marcelo Belinati (PP) para inaugurar a sede regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na Avenida Dez de Dezembro, próximo ao Terminal Rodoviário de Londrina. Como tem acontecido em outras edificações bancadas pelo contribuinte do município, a obra já recebeu uma série de aditivos que aumentaram o valor e ampliaram o prazo de conclusão dos trabalhos.
Às 10h, a comitiva palaciana segue para a zona norte, onde serão entregues 94 unidades habitacionais do Residencial Trancoso, no Bairro Perobinha. O empreendimento tem participação da Companhia de Habitação do Paraná: a Cohapar é responsável por um subsídio de R$ 15 mil para ajudar famílias com renda de até três salários minímos a bancar a entrada do imóvel.

Viaduto da PUC

Por fim, às 11h30, na zona oeste, Ratinho Junior libera o início da construção do viaduto sobre a BR-369, na região do câmpus da Pontifícia Universidade Católica (PUC). Aguardada há anos, a obra teve seu contrato assinado quase sete meses atrás, em agosto de 2022, e está orçada em R$ 28 milhões.

Pedágio

Durante a visita, o governador também deve comentar como estão as conversações com o governo federal em relação ao modelo de pedágio a ser implantado no Paraná. O tema é motivo de embates entre Ratinho Junior e parlamentares do Partido dos Trabalhadores no estado ainda desde o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O Palácio Iguaçu tem “jogado a bola” para a União, em especial o Ministério dos Transportes, em busca de uma definição célere da questão.