O londrinense está na contagem regressiva para o início das obras do tão requisitado viaduto que interligará as avenidas Jockei Clube e Cruzeiro do Sul, ruas Geraldo Rodrigues e das Indústrias, sobre a rodovia BR-369, demanda conhecida entre a comunidade como "viaduto da PUC". O contrato para a execução da obra foi assinado pelo DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) no início de agosto e o investimento será de R$ 28 milhões. O prazo para conclusão é em novembro de 2023. O prazo de execução previsto, que está sendo contado desde a assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, é de 450 dias corridos (15 meses), sendo os três primeiros meses dedicados à elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia da obra. Os serviços no trecho devem iniciar em 2023. Quem irá executar a obra é a empresa Gaissler Moreira Engenharia Civil Eirelli (da cidade de Turvo, na região Central), em consórcio com as empresas Legnet Engenharia Ltda e Vitis Engenharia Ltda.

O viaduto será importante para desafogar o trânsito na região onde fica localizada uma das maiores universidades de Londrina.
O viaduto será importante para desafogar o trânsito na região onde fica localizada uma das maiores universidades de Londrina. | Foto: Divulgação/AEN

O viaduto será importante para desafogar o trânsito na região onde fica localizada uma das maiores universidades de Londrina, além de fluir o tráfego com a Região Metropolitana. A rodovia federal faz a ligação de Londrina com Cambé, Arapongas, Apucarana e Maringá, por exemplo. A avenida Jockey Clube é a principal via de acesso ao campus da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), enquanto as demais vias são muito utilizadas por indústrias e empresas da região. Atualmente o cruzamento é operado por semáforos, gerando engarrafamentos, principalmente nos horários de pico.

Atualmente, o acesso da BR-369 para as vias municipais é disciplinado com semáforos, o que resulta em congestionamento na região, principalmente nos horários de picos. A obra prevê a elevação da BR-369 e execução de passagem inferior com duas pistas duplas ligadas a duas rotatórias, permitindo a entrada e saída na rodovia bem como a ligação entre as vias municipais de acesso, separando o tráfego local do tráfego de longa distância.

A obra prevê a elevação da BR-369 e execução de passagem inferior com duas pistas duplas ligadas a duas rotatórias, permitindo a entrada e saída na rodovia, assim como a ligação entre as vias municipais de acesso, separando o tráfego local do tráfego de longa distância. As pistas novas terão duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada, com acostamentos externos de 2,5 metros e faixa de segurança interna de 60 centímetros para cada lado, separadas por barreiras de concreto. As alças terão 6,5 metros de largura, sendo 5,6 metros de faixa de rolamento e 45 centímetros de faixa segurança de cada lado. Também serão executadas novas calçadas em concreto.

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