| |

Política 5m de leitura

Ratinho Jr. fala em trabalho por Brasil "unido e em paz"

Após fazer campanha no Estado pela reeleição do presidente, governador evita criticar vitória do petista

ATUALIZAÇÃO
31 de outubro de 2022

Rafael Fantin - Especial para a FOLHA
AUTOR

Cabo eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Paraná, o governador Ratinho Junior (PSD) se manifestou brevemente pelo Twitter na noite deste domingo (30) após a conclusão dos votos no País que confirmou a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

“Hoje (ontem) o povo brasileiro se manifestou. Agora é hora de continuar trabalhando, juntos por um Brasil unido e em paz. Pra frente, Paraná. Pra frente, Brasil”, tuitou Ratinho Junior. No último dia 20, o governador havia articulado um encontro com aproximadamente 100 prefeitos em Arapongas, na Região Metropolitana de Londrina, para pedir apoio à reeleição do atual presidente, que terminou derrotado nas urnas. 

Em Brasília, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), defendeu que o resultado das urnas seja respeitado e que o presidente eleito ouça a voz de todos, mesmo dos divergentes, para ajudar a pacificar o país. 

"A vontade da maioria manifestada nas urnas jamais deverá ser contestada e seguiremos em frente na construção de um País soberano, justo e com menos desigualdades", disse, em pronunciamento curto na residência oficial da Câmara. 

O deputado ligou para Lula logo após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) declarar o resultado matematicamente definido. Ele também falou com Bolsonaro por telefone. 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), reconheceu o resultado das Eleições no Brasil “de forma plena, absoluta e insuscetível a qualquer questionamento” e afirmou que todos os candidatos, vencedores e derrotados, contribuíram para a democracia brasileira. Pacheco parabenizou o presidente eleito Lula e o vice Geraldo Alckmin (PSB). 

“Desejo que eles possam exercer seus mandatos com dignidade, com êxito, com produtividade, com espírito público e democrático, contribuindo para efetivas soluções dos problemas reais do povo brasileiro”, declarou.         

Figura-chave no segundo turno, a senadora Simone Tebet (MDB) também parabenizou Lula por sua vitória. Ela foi a terceira mais votada no 1° turno da eleição presidencial e apoiou Lula na segunda parte da campanha. "As urnas falaram. Venceram a democracia e a verdade. Viva o povo brasileiro!", escreveu Tebet no Twitter. 

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) também parabenizou Lula, por meio de sua conta no Twitter. "Parabéns Lula, pela vitória. Venceu a Democracia, venceu o Brasil!", escreveu o tucano, ao publicar uma foto sua com Lula. 

---

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS