O pedreiro Sanção Ramos de Almeida, 64, foi um dos primeiros eleitores a comparecer ao Fórum Eleitoral na manhã deste domingo (5), último plantão antes do fim do prazo para tirar, transferir e regularizar o título de eleitor. Às 9h, quando os portões foram abertos, dezenas de londrinenses já aguardavam atendimento.

Durante o sábado (4) foram feitos 139 alistamentos para o primeiro título, 129 transferências de domicílio eleitoral e 175 revisões. Neste domingo, Londrina registrou 434 atendimentos no plantão - 125 alistamentos, 128 transferências e 181 regularizações.

Almeida explica que precisava transferir seu domicílio eleitoral de Maringá para Londrina. Ele viu no mutirão uma oportunidade para resolver o problema.

“Já era para eu ter feito a transferência para cá e eu não estava preocupado. Mas, eu vi esse mutirão e decidi vir, porque eu trabalho até no sábado”, conta o pedreiro. “Para quem tem interesse em resolver seus problemas, não importa a fila. O importante é vir, resolver isso aí e pelo menos ficar com a consciência tranquila.”

O pedreiro Sanção Ramos de Almeida precisou transferir seu domicílio eleitoral
O pedreiro Sanção Ramos de Almeida precisou transferir seu domicílio eleitoral | Foto: Douglas Kuspiosz - Reportagem Local

Entre os londrinenses que se somam aos mais de 398 mil aptos a votar em outubro estão os irmãos Kauã Felipe Martins Costa, 18, e Laura Vitória Martins Alves, 16. Acompanhados da mãe, Alessandra Martins, eles fizeram o primeiro título neste domingo.

“Já aproveitamos hoje, ninguém precisou faltar na escola, no trabalho. Levantamos cedo e valeu a pena”, diz a mãe dos jovens. “Uma das coisas que chamou bastante atenção foi o atendimento, que foi bem rápido. A gente não demorou nem 20 minutos lá dentro”, conta Kauã.

O plantão da Justiça Eleitoral busca agilizar o atendimento nesses últimos dias do prazo. Todas as pendências eleitorais devem ser regularizadas até a próxima quarta-feira (8). A ida ao Fórum Eleitoral é necessária para quem ainda não tem a biometria cadastrada. O eleitor que está com as digitais e foto cadastradas pode utilizar o Autoatendimento Eleitoral, no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Londrinenses acordaram cedo no domingo (5) para regularizar a situação eleitoral
Londrinenses acordaram cedo no domingo (5) para regularizar a situação eleitoral | Foto: Douglas Kuspiosz - Reportagem Local

O TRE-PR vai trabalhar em horário estendido até 8 de maio, das 9h às 18h. Nos últimos dias, a tendência é uma maior movimentação no Fórum de Londrina. O juiz Mauro Ticianelli, em entrevista à FOLHA na última sexta (3), ressaltou que devem ser feitos dois mil atendimentos por dia nesse período.

"Agora é hora do eleitor avisar que mudou de cidade, avisar se trocou de endereço dentro de Londrina, avisar que tem uma limitação física. No dia [da eleição] não dá para mudar, tem que ser agora", disse o juiz.

BALANÇO POSITIVO

A professora aposentada Vera Lúcia Mendes Rosa, 67, conta que não votou na última eleição e precisava regularizar sua situação eleitoral. Ela, que foi uma das primeiras atendidas neste domingo, elogia o serviço da Justiça Eleitoral.

“Foi maravilhoso, simples, tranquilo e deu tudo certo. A multa foi só R$ 7. Mas, tudo satisfatório”, reforçando a importância de os londrinenses não deixarem para resolver as pendências em cima do prazo. “É muito fácil e não devemos deixar para a última hora para não ter filas e transtornos. Mas, hoje foi fácil.”

A professora aposentada Vera Lúcia aprovou o atendimento no plantão: 'Foi maravilhoso'
A professora aposentada Vera Lúcia aprovou o atendimento no plantão: 'Foi maravilhoso' | Foto: Douglas Kuspiosz - Reportagem Local

Já a dona de casa Dalva Nunes da Cruz, 59, que mora no Jardim Maracanã, aproveitou o plantão para mudar seu local de votação. “Foi ótimo, achei muito bom. Ficou mais perto [para votar]”, resume.