| |

Política 5m de leitura

Projeto que muda gestão dos HUs será votado nesta quarta na CCJ da AL

Deputados da base de apoio ao governo construíram acordo para apresentar emendas que atendem a algumas reivindicações dos hospitais

ATUALIZAÇÃO
07 de dezembro de 2022

José Marcos Lopes - Especial para a FOLHA
AUTOR

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná votará nesta quarta-feira (7) o projeto de lei que muda a forma de gestão dos hospitais universitários ligados às universidades estaduais. Enviada em regime de urgência pelo governo, a proposta estava na pauta desta terça (6) da CCJ, mas a votação foi adiada após um pedido de vistas. 

Deputados da base de apoio ao governo de Ratinho Junior (PSD) construíram um acordo durante o dia para apresentar emendas que atendem a algumas reivindicações dos diretores dos hospitais universitários. A proposta gerou reação contrária por parte de estudantes, professores, servidores e entidades, pois abriria a possibilidade de terceirização ou privatização da parte assistencial das instituições.

LEIA TAMBÉM:

Alunos e servidores protestam contra terceirização do HU

Uma das emendas altera a composição do Conselho Superior de Assistência Hospitalar, que passará a contar com representantes de quatro hospitais, em vez de um. Outra mudança tira da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) o poder de autorizar a contratação de fundações privadas para os hospitais e deixa a decisão a cargo das instituições. Se for aprovado nesta quarta, o projeto ainda será analisado pelas comissões de Saúde e de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior antes de ser votada pelo plenário.

Canabidiol

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça, em primeira votação, com 34 votos favoráveis, quatro contrários e duas abstenções, o projeto que assegura o acesso a medicamentos feitos à base de canabidiol e tetra hidrocanabinol no estado. Atualmente, esses pacientes são atendidos pelo estado com base em decisões da Justiça. O projeto do deputado Goura (PDT) também recebeu a autoria de Michele Caputo (PSDB), relator na Comissão de Saúde, e Paulo Litro (PSD), relator na CCJ. 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS