Pesquisa IRG/ADI-PR (Associação dos Jornais e Portais do Paraná), divulgada nesta quinta-feira (1), mostra o atual governador Ratinho Junior (PSD) com mais de 70% dos votos válidos na corrida para o governo do Paraná. O levantamento aponta um cenário de estabilidade na disputa pelo comando do Palácio Iguaçu, mas com uma tendência de aumento de distância entre Ratinho Junior e seus adversários.

image description
image description | Foto: Gustavo Pereira Padial

O atual governador e candidato à reeleição aparece com 59,9% das intenções de voto, enquanto os demais candidatos juntos somam 24,3%. Brancos e nulos são 9,5% e 6,3% não sabem ou não responderam.

Leia também

Pesquisa Instituto Opinião: Ratinho Jr. tem 50% e Requião, 22%

Sem Ratinho Jr., candidatos ao governo debatem propostas na UEL

Quando são analisados apenas os votos válidos - excluídos os votos brancos e nulos -, Ratinho Junior chega a 71,14% da preferência do eleitorado, índice que era de 69,39% no último levantamento do instituto, realizado no começo de agosto. Em junho, antes do registro final das candidaturas, ele possuía 65,92%, de acordo com o IRG, o que demonstra uma tendência de crescimento ao longo das últimas semanas.

Na pesquisa estimulada, Ratinho Junior tem 59,9%, seguido por Roberto Requião (PT), com 20,6%. Na sequência, aparecem Professora Ângela (PSOL), com 1%, Ricardo Gomyde (PDT), 0,9%, Solange Bueno (PMN), 0,6%, Joni Correia (DC), 0,6%, Professor Ivan (PSTU), Adriano Teixeira (PCO), com 0,2% e Vivi Motta (PCB), com 0,1%. Branco/Nulo somam 9,5% e 6,3% Não sabem/Não Responderam.

Este é o quinto levantamento feito pelo IRG Pesquisa sobre o pleito ao Palácio Iguaçu em 2022. A primeira pesquisa foi divulgada em abril e, desde então, houve algumas mudanças em relação aos nomes da disputa, mas o cenário geral permaneceu estável nos últimos quatro meses, com vantagem expressiva do atual governador e que se acentuou a um mês da votação.

Presidente

A pesquisa IRG/ADI-PR também consultou os eleitores quanto à preferência para presidente da República no Paraná. O cenário é praticamente o mesmo em relação ao levantamento feito no início de agosto. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 50,9% (54,09% dos válidos) das intenções de voto. Antes ele tinha 49,5%. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está com 30,5% (32,41% dos válidos) das intenções de voto. No levantamento anterior estava com 30,3%.

Na terceira posição da pesquisa aparece Ciro Gomes (PDT), com 5,7% dos votos, seguido de Simone Tebet (MDB), com 3,5%, Felipe D'Ávila (Novo) , com 1,7%, Soraia Thronike (União), com 08%, Pablo Marçal (Pros), com 0,6% e Constituinte Eymael (DC), com 0,4%. O índice na categoria Nenhum/Branco/Nulo é de 4,4% e Não Sabe/Não Respondeu é de 1,5%.

A pesquisa divulgada pela IRG Pesquisa foi contratada pela ADI-PR e entrevistou, por telefone, 1.500 eleitores entre os dias 26 e 30 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com os protocolos TSE PR-01686-2022 e BR-003151-2022.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link