Imagem ilustrativa da imagem No Paraná, 86% dos deputados federais tentam a reeleição no Congresso
| Foto: Folha Arte

Dos 30 parlamentares que ocupam atualmente as cadeiras paranaenses na Câmara dos Deputados, apenas quatro não estão na busca pela reeleição. O número representa 86% do total, ou seja, 26 deputados estão na disputa eleitoral para permanecer mais quatros anos representando os eleitores do Estado na Casa. Outros dois congressistas tentam voos maiores e querem vaga no Senado e um deputado federal disputa uma vaga na AL (Assembleia Legislativa) do Paraná; outro anunciou a aposentadoria política .

Dos 10 candidatos ao Senado, dois são deputados federais bolsonaristas: Aline Sleutjes (Pros) e Paulo Martins (PL). Ambos foram eleitos em 2018 puxados pelo mesmo ambiente político que elegeu o presidente da República, Jair Bolsonaro. Aline foi eleita pelo mesmo partido do presidente à época, o PSL, e migrou para o Pros na última janela partidária, em abril. Já Paulo Martins no último pleito era do PSC e se filiou ao partido do presidente neste ano. Entretanto, Martins foi o escolhido por Bolsonaro como candidato dele no Paraná. Já Aline Sleutjes, mesmo sem o aval oficial, também bateu martelo pela candidatura ao Senado.

Embora tenha sido eleito em 2018 com mais de 92 mil votos ou o 16º lugar, o deputado federal Ney Leprevost (União Brasil) optou por disputar uma vaga na AL (Assembleia Legislativa). Nos últimos quatro anos, Leprevost esteve mais em Curitiba do que em Brasília. Isso porque desde que foi eleito deputado federal ocupou por mais de três anos o cargo de secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Paraná no governo Ratinho Junior (PSD). Ou seja, licenciou-se do mandato de fevereiro de 2019 até abril deste ano. Neste longo período, Evandro Roman (PP), que tenta a reeleição na Câmara, foi seu suplente no Congresso.

Leia também: Quase 80% dos deputados estaduais tentam a reeleição no Paraná

LONDRINENSES

Entre os deputados com domicílio eleitoral em Londrina, Luísa Canziani (PSD), Filipe Barros (PL), Diego Garcia (Republicanos) e Marco Brasil (PP) tentam a reeleição na Câmara de Deputados. Cassado pelo TSE, Emerson Petriv, o Boca Aberta, lançou sua esposa, a vereadora Mara Boca Aberta (Pros), como candidata a deputada federal por conta da inelegibilidade dele. Segundo suplente da coligação, Marco Brasil assumiu em julho após duas vacâncias: a morte de Schiavinatto (PP) e licença de Valdir Rossoni (PSDB)

APOSENTADORIA

Entre os 30 deputados federais eleitos em 2018, um deles foi Boca Aberta (Pros), que recebeu 90.158 votos, mas teve o diploma eleitoral cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em setembro de 2021. A vaga foi ocupada pelo suplente Osmar Serraglio (PP), que já foi deputado federal por seis mandatos, mas não tentará a reeleição. Aos 74 anos, Serraglio anunciou a aposentadoria da vida pública e não quis conceder entrevista.

Com longa trajetória política, o advogado e professor universitário tem base eleitoral em Umuarama (Noroeste), onde foi vice-prefeito na década de 1990. Na Câmara Federal, foi relator em 2006 da CPMI dos Correios, que embasou o julgamento do "mensalão", responsabilizando muitos deputados beneficiados no esquema revelado no primeiro mandato do governo Lula (2003-2006). Aliado de Eduardo Cunha (MDB-RJ), Serraglio foi indicado em 2016 para assumir a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Ele foi acusado de aceitar manobras do então presidente da Casa no julgamento por quebra de decoro parlamentar contra Cunha no Conselho de Ética.

No governo Temer, Serraglio foi nomeado ministro da Justiça, entretanto sua passagem durou apenas três meses, quando acabou sendo substituído. Ao tentar a reeleição em 2018, depois de mais de 30 anos no MDB, o deputado deixou o partido para disputar o sexto mandato na Câmara dos Deputados pelo PP, ficando como segundo suplente da coligação, com 64.572 votos.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1