Os vereadores de Londrina reuniram-se na tarde desta quinta-feira (9) para a 37ª sessão ordinária de 2022, transmitida pelas mídias sociais do Legislativo no Facebook e Youtube.
Os vereadores de Londrina reuniram-se na tarde desta quinta-feira (9) para a 37ª sessão ordinária de 2022, transmitida pelas mídias sociais do Legislativo no Facebook e Youtube. | Foto: CML/Devanir Parra

O empresário e locutor de rodeios Marco Brasil (PP-PR) assumiu temporariamente uma cadeira na Câmara dos Deputados por um período de 120 dias na vaga de Valdir Rossoni (PSDB-PR), que se licenciou do cargo. Com isso, o PP volta a ser a segunda maior bancada da Casa, contando agora com 57 parlamentares. Após a posse em Brasília na quarta-feira (8) ao lado do líder do governo Bolsonaro na Casa, Ricardo Barros (PP-PR), o deputado, que reside em Londrina, visitou o prefeito Marcelo Belinati (PP) e passou pela Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira (9).

"É hora de olhar para a nação, independente de partido, olhar pelo nosso povo que está com dificuldade, principalmente as pessoas menos favorecidas. Trago na bagagem para esse cargo uma história de artista, de jogador, de policial rodoviário, de derrotas e vitórias. Me sinto preparado para ser um braço forte de Londrina, uma voz do Paraná em Brasília. Estarei lá para trabalhar e ser a voz de Londrina e do estado na Câmara Federal", discursou para os vereadores.

O Progressistas, partido do prefeito, tem a maior bancada na Câmara Municipal, com cinco vereadores: Ailton Nantes, Daniele Ziober, Fernando Madureira, Jessicão e Matheus Thum.

HISTÓRICO

Marco Brasil é um premiado locutor de rodeios e apresentou programas de música sertaneja na televisão. Natural de Dracena (São Paulo), o empresário tem domicilio eleitoral em Londrina, mas fez votos espalhados no estado. Nas eleições de 2018, fez 62.584 votos, sendo 5.354 votos em Londrina (décimo mais votado na cidade) e ficou na segunda suplência. Em 2019, Marco Brasil chegou a presidir o diretório municipal do partido por curto período antes da reeleição do prefeito Marcelo Belinati (PP).

Imagem ilustrativa da imagem Marco Brasil assume cadeira na bancada paranaense na Câmara
| Foto: Progressistas Divulgação

Já o motivo da licença de Rossoni não foi divulgado. O tucano, natural de Palmas (Sul do estado), foi deputado estadual por quatro mandatos, presidente da AL (Assembleia Legislativa do Paraná) e chefe da Casa Civil no Governo Beto Richa (PSDB). Em 2014 foi eleito deputado federal e em 2018 não conseguiu a reeleição, ficando na suplência. Com o falecimento do deputado José Carlos Schiavinato (PP) por conta da Covid-19 em abril de 2021, Rossoni, como primeiro suplente da coligação, assumiu a vaga de deputado federal.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1