| |

direito do consumidor 5m de leitura

Multas contra filas de bancos ficarão mais pesadas em Londrina

Câmara aprova projeto que altera punição para agências que extrapolam tempo de espera de atendimento

ATUALIZAÇÃO
24 de fevereiro de 2022

Guilherme Marconi - Grupo Folha
AUTOR

 

Com objetivo de endurecer as regras de atendimento aos clientes de bancos, a Câmara Municipal aprovou nesta quinta-feira (24) uma proposta da alteração de lei que pretende impor mais rigor na sanção para agências bancárias que desrespeitam o direito do consumidor. Trata-se do projeto de lei 225/2021, que altera lei municipal vigente desde 1998 e que estipula tempo de espera para atendimento bancário, dentro de um limite razoável. Foram 18 votos favoráveis às mudanças nas regras na última sessão.

A lei estabelece como tempo razoável até 15 minutos em dias normais e até 30 minutos em véspera de feriado prolongado, no dia imediato ao feriado prolongado e em dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais (nesse caso, nos bancos que prestam esses serviços).

PUNIÇÃO

Caso o estabelecimento não cumpra o tempo estabelecido, o projeto prevê multa de R$ 5 mil para a primeira infração, de R$ 10 mil para a segunda, de R$ 20 mil para a terceira, de R$ 35 mil para a quarta e de R$ 55 mil para a quinta. Atualmente a lei sancionada há 24 anos determina aplicação de multa no valor de 200 a 800 UFIRs para a instituição financeira, valores considerados brandos pelo órgão de defesa do consumidor, o Procon Londrina.  

O diretor-executivo do Procon Londrina, Thiago Romeiro, avalia que é importante atualizar a lei que obriga as agências bancárias estabelecidas em Londrina a manterem funcionários suficientes no setor de caixas para que o atendimento seja prestado em tempo razoável. "Esse projeto do Executivo foi uma demanda do Procon e nós encampamos essas mudanças nas regras. Ela será muito útil aos consumidores londrinenses porque além de elevar os valores da multa, que estavam totalmente defasados, a nova lei retira a pena de advertência para a primeira infração e terá multa direto", diz. Segundo ele, os valores das multas passam a ser atualizados anualmente pelo IPCA. "Na lei anterior tinha uma multa de R$ 741,00 na segunda infração e agora será de R$ 10 mil", exemplifica Romeiro. 

A lei também define que a partir da quinta multa o Procon já pode pedir autuação para retirar o alvará de funcionamento do estabelecimento que infringir a regra. "A partir de agora essas novas multas têm um caráter pedagógico de estimular essas instituições financeiras a cumprirem o que está disposto na lei municipal. Os bancos terão que preparar melhor seus funcionários ou contratar mais colaboradores para que o consumidor seja beneficiado, sejam atendidos de forma correta."

Em 2021, 15 bancos foram autuados pelo Procon Londrina por filas acima do tempo mínimo de espera e a maioria era reincidente, segundo o órgão. 

DEMANDA

Para o vereador Ailton Nantes (PP), os bancos precisam colocar mais funcionários para atender nas agências bancárias e respeitar a vontade do cliente do atendimento presencial. "São instituições que mais lucram em nosso país. Mas apelando pela razoabilidade temos que nos pautar pelo ser humano que utiliza esse estabelecimento. Tem o grupo que usa a tecnologia, mas tem muita gente que faz autoatendimento e precisa de auxílio, além de outro grupo que não tem acesso e precisa de fato do atendimento físico. Onde fica a função social da agência bancária? A culpa da fila não é do funcionário, mas do sistema."

A vereadora Lenir de Assis (PT) também disse que a queixa contra as filas nos bancos é corriqueira, sobretudo dos moradores que procuram agências da zona norte de Londrina, além do público mais vulnerável que precisa acessar os bancos para sacar o auxílio emergencial, o chamado Auxílio Brasil. "Fica aqui uma denúncia por conta do lucro, a população fica desassistida. A ausência desses funcionários acarreta em filas grandes, quando eles são atendidos."   

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS