| |

ALTERNATIVA PELA INTERNET 5m de leitura

Londrinense enfrenta fila em último dia para regularizar título eleitoral

ATUALIZAÇÃO
06 de maio de 2019

Reportagem local
AUTOR

Cerca de 8,8 mil eleitores de Londrina e 147 de Tamarana que não votaram nas três últimas eleições têm até esta segunda-feira (6) para regularizar a situação e não perder o documento. 

O Fórum de Londrina abriu ao meio-dia com uma grande fila de interessados em regularizar a situação eleitoral. O cartório fica na rua Governador Parigot de Souza, 231, no Centro Cívico, e funciona até às 19h. 

Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Londrina, William Garcia, corre o risco de perder o título de eleitor quem deixou de votar em três eleições seguidas e não pagou multa ou justificou a ausência. A Justiça Eleitoral considera cada turno eleitoral uma eleição - ou seja, encontra-se nesta situação quem deixou de comparecer às urnas no segundo turno em 2016 e nos dois turnos de 2018. 

Ainda é possível economizar tempo solucionando pela internet. 

Para regularizar, é preciso imprimir o boleto para pagamento de multa, que pode ser gerado neste link do site da Justiça Eleitoral. O pagamento, entretanto, só é aceito no Banco do Brasil e o comprovante pode ser enviado para o e-mail caelondrina@tre-pr.jus.br, informando número do título e nome completo do eleitor.  

Quem não tem acesso a um computador com impressora, pode retirar a guia de recolhimento no Fórum Eleitoral – o comprovante de pagamento também pode ser apresentado no local. 

Garcia avisa que o meio virtual só serve para regularizar títulos eleitorais por ausências nas três últimas eleições - se houver outra pendência, como suspensão ou cancelamento, é necessário procurar atendimento físico. É possível verificar a situação do documento no site da Justiça Eleitoral, clicando em “Serviços ao eleitor”, do lado direito da tela e, em seguida, em “Situação eleitoral”, informando nome ou o número do título.  

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS