O prefeito Marcelo Belinati (PP) pediu para a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) analisar a possibilidade de o transporte público ser gratuito para a população no domingo (30), dia do segundo turno das eleições presidenciais. Segundo o município, o chefe do Executivo recebeu, na última semana, o desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, presidente do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), que fez a solicitação.

LEIA TAMBÉM:

+ Prefeitura de Londrina abre processo de seleção para novo controlador-geral

+ MPT-PR celebra acordo com rede de mercado para coibir assédio eleitoral

A gratuidade na passagem – que custa R$ 4 – seria uma oportunidade para os eleitores de menor renda terem acesso às seções de votação. “O transporte gratuito faz diferença. Justificar e pagar a multa de não comparecimento sai mais barato do que uma família de três, quatro pessoas, por exemplo, pagar a passagem para ir votar”, avaliou o desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, em entrevista ao Núcleo de Comunicação da prefeitura.

Acompanharam o presidente do TRE, os juízes eleitorais de Londrina, da zona eleitoral 41, Maurício Boer; da 146, Marcelo Dias da Silva e o responsável pela zona 157, Katsujo Nakadomari; o diretor do TRE/PR, Valcir Monbach e o secretário da Presidência do TRE/PR, Josmar Ambrus.

A CMTU informou para a FOLHA que ainda não existe um prazo para conclusão dos estudos dos técnicos da Diretoria de Transportes, mas a expectativa é que ocorra ainda no início desta semana. O Núcleo de Comunicação disse que Belinati irá aguardar a resposta para tomar a decisão.

Na semana passada, o ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou que prefeituras e concessionárias ofereçam o transporte público de graça no dia 30 de outubro. Posteriormente, o Tribunal formou maioria validando a decisão.

No Paraná, a Prefeitura de Curitiba já divulgou que os ônibus rodarão de forma gratuita no domingo, com exceção apenas para a linha turismo. No primeiro turno, cerca de 110 mil pessoas utilizaram o transporte coletivo na Capital sem necessidade de pagar.

COLETIVO DE SINDICATOS

Representantes do Coletivo de Sindicatos de Londrina protocolaram nesta segunda-feira (24) documento que solicita a gratuidade do transporte público para o segundo turno. Laurito Lira, membro do Sindicato dos Bancários de Londrina, conta que a principal motivação do pedido é possibilitar que todas as pessoas tenham condições de comparecer às urnas. Nas últimas disputas, o nível de abstenção foi maior entre os segmentos mais vulneráveis economicamente. Com o agravamento da crise econômica, a preocupação que as camadas mais empobrecidas deixam de ter o direito do exercício ao voto é ainda maior.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1