Foi aberto na sexta-feira (21), o período de inscrições para a seleção de candidatos para compor a Lista Tríplice visando a escolha do titular do cargo de Controlador-Geral do Município de Londrina. Os interessados poderão se inscrever até o dia 31 de outubro, neste link. É necessário preencher o formulário disponível, gerando número de protocolo, e encaminhar os documentos solicitados para o e-mail [email protected].

Podem participar da seleção servidores públicos ou profissionais da iniciativa privada com idoneidade moral e reputação ilibada que possuam graduação em curso superior de Direito, Administração, Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas. Além disso, é preciso ter experiência de, no mínimo, cinco anos, no setor público ou privado, nas áreas de controladoria, contabilidade, financeira, auditoria, compliance ou similares. Tanto a formação acadêmica quanto a experiência profissional deverão ser comprovadas por meio da apresentação dos documentos listados no edital.

A lista com o deferimento das inscrições será divulgada no dia 07 de novembro. Aqueles cujas inscrições tenham sido indeferidas poderão interpor recursos entre os dias 08 e 10 do mesmo mês. Neste caso, as respostas aos recursos serão publicadas em 11 de novembro, após análise da Comissão Especial.

O processo seletivo está sendo conduzido pelo CMTCSL (Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina). O novo controlador-geral terá mandato de quatro anos, de 2023 a 2026, com remuneração mensal de aproximadamente R$ 15 mil.

Segundo a presidente do CMTCSL, Juvira Cordeiro, a pessoa que assumir o cargo deve possuir um senso exemplar de ética e honestidade, além de demonstrar alto conhecimento e competência. “O principal papel do controlador-geral do Município é fiscalizar e monitorar todas as ações do Executivo municipal, incluindo a condução das finanças, a execução de obras e a elaboração de decretos, entre outras atividades”, explicou.

Leia também: Londrinenses fazem parte de júri de prêmio da ONU Mulheres

OUTRAS ETAPAS

A lista com os nomes dos concorrentes considerados aptos a participar de uma sabatina será divulgada em 16 de novembro, após análise dos documentos enviados pelos candidatos. Nesta etapa, também será possível interpor recursos, entre os dias 17 e 19 de novembro, e o resultado final será publicado no dia 23 de novembro.

Depois, CMTCSL se reunirá, em audiência pública, com o propósito de sabatinar os candidatos selecionados, a fim de mensurar seus conhecimentos, em data, horário e local a serem definidos. Cada candidato terá o tempo máximo de 30 minutos para apresentar seu plano de trabalho, devendo responder as questões dos membros do Conselho em seguida.

Com a conclusão desta etapa, o CMTCSL fará uma reunião para informar sobre o resultado final do processo de seleção, divulgando a composição da lista tríplice que será enviada ao prefeito de Londrina, Marcelo Belinati. As notas finais dos candidatos abrangerão as notas de seus currículos, experiência profissional, propostas de trabalho e desempenho na sabatina.

Após a finalização da seleção, será publicado o resultado no Jornal Oficial do Município e em outros meios de comunicação, e a lista tríplice será enviada ao prefeito. O chefe do Executivo municipal terá o prazo de 15 dias para designar o novo controlador-geral. A nomeação deve ser feita até 20 de dezembro, de acordo com o cronograma definido pelo edital.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.