A supervisora da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), Cássia Silva, é aguardada na sessão desta terça-feira (9) na Câmara Municipal de Londrina (CML) para detalhar o trabalho da unidade vinculada à Secretaria de Defesa Social. A fala está marcada para 16h.

O convite à representante da corporação partiu de Mara Boca Aberta (Pros), que, na semana passada, sofreu um revés em plenário ao ver a maioria dos parlamentares votarem contra a tramitação em urgência do projeto de lei 76/2023. O texto prevê ao menos um vigilante armado nas unidades de ensino públicas e particulares da cidade — atribuição que, conforme a proposta, poderia ser da GM ou empresas de vigilância.

Proibição de fogos

Ainda nesta terça, os vereadores podem aprovar em segunda discussão o projeto de lei 42/2022, de Deivid Wisley (Pros). Ele quer proibir a venda “de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com estampidos”. Embora a matéria esteja prestes a ser aprovada, há dúvidas quanto à sua efetividade, já que o setor de pirotecnia argumenta que não é competência do município legislar sobre o consumo.