| |

Eleições 2022 5m de leitura

Federação PSDB e Cidadania 'racha' sobre apoio ao Senado

Na reta final da campanha, novos aliados engrossam campanha de Sergio Moro e Alvaro Dias

ATUALIZAÇÃO
21 de setembro de 2022

Guilherme Marconi - Grupo Folha
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Federação PSDB e Cidadania 'racha' sobre apoio ao Senado

Além de mais acirrada do que a disputa ao Palácio Iguaçu, a campanha para o Senado no Paraná tem ganhado novos contornos políticos com aliados aparecendo oficialmente na reta final para o primeiro turno. O deputado federal Rubens Bueno, presidente estadual do Cidadania, entrou de vez na campanha de Sergio Moro (União Brasil), mesmo estando na Federação PSDB/Cidadania, que oficialmente está coligada com a campanha do candidato à reeleição Alvaro Dias (Podemos).    

A Coligação Por Amor ao Paraná, de Alvaro Dias, é formada por Podemos, Federação PSDB/Cidadania, PSC, PSB e Patriota. Já Moro disputa em chapa pura, do União Brasil (partido fruto da junção do Democratas com o PSL). Bueno é o segundo nome da federação encabeçada por tucanos que aparece na campanha de Moro. O ex-prefeito de Guarapuava César Silvestri Filho (PSDB) também declarou apoio ao ex-titular da Lava Jato junto com a mãe,  a deputada Cristina Silvestri (PSDB). O tucano tentou, sem sucesso, até o ano passado ser o candidato do Podemos ao governo do Paraná e em seguida migrou para o PSDB, mas também não conseguiu viabilizar no ninho tucano sua candidatura para governo e depois ao Senado . 

De acordo com a assessoria de Rubens Bueno, não há impedimento para que ele faça gravações de vídeos para redes sociais do candidato Sergio Moro. Ou seja, a único restrição é que os políticos da federação PSDB/Cidadania não podem aparecer em gravações usadas no horário eleitoral obrigatório. 

Por outro lado, Alvaro Dias tem buscado alianças com prefeitos reeleitos em 2020 com alta popularidade e de grandes municípios. Rafael Greca (PSD), de Curitiba, Marcelo Belinati (PP), de Londrina, e Leonaldo Paranhos (PSC), de Cascavel, declararam recentemente voto no senador e gravaram vídeos em favor do candidato do Podemos também para as redes sociais. 

Leia mais:  No Paraná, campanhas ao Senado estão mais caras do que a corrida ao Palácio Iguaçu

Terceiro colocado nas pesquisas, o candidato Paulo Martins (PL) tem apostado na proximidade com o presidente Jair Bolsonaro e discursou no comício no Parque Ney Braga em Londrina ao lado do candidato à reeleição na última sexta-feira (16). 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS