Figura conhecida da população paranaense, em especial da região Norte, por seu trabalho à frente das câmeras, a apresentadora Cloara Pinheiro, 59, agora será vista também na AL (Assembleia Legislativa do Paraná). Natural de Curitiba, mas morando em Londrina há décadas, a apresentadora foi eleita pelo PSD com 35.151 votos. Mas até sair o resultado final foram muitas reviravoltas.

Cloara terminou o domingo (2) como suplente, porém, acordou nesta segunda-feira (3) como deputada estadual eleita.
Cloara terminou o domingo (2) como suplente, porém, acordou nesta segunda-feira (3) como deputada estadual eleita. | Foto: Gustavo Carneiro/Grupo Folha

LEIA TAMBÉM:

= Londrina não consegue ampliar bancadas na Alep e na Câmara

Cloara terminou o domingo (2) como suplente, porém, acordou nesta segunda-feira (3) como deputado estadual eleita, graças ao quociente eleitoral, que leva em conta o número de votos válidos dos candidatos para determinar o número de vagas a que cada partido tem direito. “Foi um sufoco. Dormi falando: trabalhei tanto, uma equipe maravilhosa, campanha linda (e ficar de fora), fui dormir triste. Acordei com telefonemas às 6h e contando que tinha dado certo”, comemorou. Será sua estreia na política. Com ela, Londrina seguirá tendo três representantes na AL - os outros são os deputados reeleitos Tercilio Turini e Tiago Amaral (ambos também do PSD).

A apresentadora é assistente social de formação, atua no entretenimento há 25 anos e destacou que foi preparada pela vida para este momento. Em 1994, perdeu a filha Carolina, então com cinco anos, por conta de câncer. “A ficha não caiu ainda. Deus escolhe e capacita. Estou sendo capacitada para tudo isso com muito amor e carinho e isso me deixa tranquila”, destacou. A cor usada na campanha, roxa, foi em homenagem à filha.

BANDEIRAS

Com atuação ligada às causas sociais, principalmente de entidades que oferecem tratamento e acolhida para pessoas que lutam contra o câncer, Cloara pretende levantar a bandeira da saúde na Assembleia. Há 21 anos é madrinha da ONG Viver, que atende crianças acometidas pela doença, e ainda apoia o Ilece, Instituto Flávia Cristina e Hospital do Câncer. Outras pautas que defende e deseja discutir em nível estadual são o empreendedorismo, a educação e a parte social.

“Considero importante termos mais ONGs, não só para as pessoas com câncer, mas para auxiliar aquelas que precisam de ajuda em geral. Londrina, por exemplo, tem grandes hospitais, mas as pessoas vêm para a cidade (fazer tratamento) e não têm onde ficar, não têm apoio. No empreendedorismo, entendo que várias empresas precisam do adolescente, jovem, mas muitos deles não têm a base, não estão preparados para o mercado de trabalho. Eles precisam de capacitação”, elencou.

FUTUrO NA TV

Cloara Pinheiro foi uma aposta do governador reeleito Ratinho Junior (PSD) e do pai dele, o apresentador Ratinho, proprietário no Paraná do Grupo Massa, que tem emissora de televisão e rádios. “Foi uma campanha limpa, sempre elogiando os demais candidatos, pensando num País e Paraná melhores, buscando na Assembleia que as pessoas tenham voz. Vou continuar cuidando das pessoas, das crianças, só que agora com possibilidade de mais recursos.”

Fora da TV há mais de três meses – em que tinha programa diário - para cumprir a lei eleitoral, a apresentadora ainda não sabe como será o futuro no canal onde tem contrato, no entanto, garantiu que não vai se afastar. “Não vou deixar Londrina, quero visitar o Paraná e talvez não consiga fazer um programa diário. Vou continuar na TV de uma maneira ou de outra, vou conversar ainda com a diretoria”, comentou. O contrato na Rede Massa foi renovado neste ano.

¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1