Com 99,81% das urnas apuradas, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), foi reeleito em primeiro turno na noite de domingo (2). O chefe do Executivo conquistou a vitória por volta das 19h30 e obteve 69,68% dos votos válidos ou 4.237.118 votos. Com a votação expressiva, o Paraná mantém a tradição de reeleger seu governante. Além de Ratinho Jr, Beto Richa (PSDB) em 2006 e Jaime Lerner em 1998 já tinham conquistado o mesmo feito de liquidar a reeleição no primeiro turno.

O resultado da votação de Ratinho Jr. em 2022 foi ainda maior que em 2018 quando obteve 3,2 milhões de votos, o equivaleu a 60% dos votos válidos. "É uma gratidão muito grande ser um dos governadores mais votados do país neste domingo, discursou emocionado na sede do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Ele discursou ao lado do vice-governador reeleito Darci Piana (PSD) e cercado por políticos apoiadores como secretários do seu governo e políticos de 11 siglas que formaram sua coligação garantindo ao candidato uma vantagem expressiva no tempo de rádio e televisão, além de apoio amplo de prefeitos de municípios e deputados estaduais e federais do Estado. "Vamos ter uma bancada bastante qualificada. E quero cumprimentar o ex-juiz Sergio Moro, que é uma garantia que o Paraná será bem representado. Quem ganhou hoje foi a política paranaense", discursou mesmo após apoiar o segundo colocado nas urnas, o deputado federal Paulo Martins (PL).

LEIA TAMBÉM:

Lula e Bolsonaro vão disputar 2º turno

Ao avaliar a campanha, Ratinho Jr. também acrescentou que a vitória dele mais uma vez representa a renovação política no Estado. "A gente acabou mudando o eixo político do Paraná. O estado ficou por 30 e 40 anos sendo governado por duas ou três famílias que nós respeitamos, mas de certa forma, nós acabamos consolidando um novo grupo no Estado.

Ratinho Jr. foi um dos primeiros dos nove candidatos ao governo a votar na manhã de domingo ao lado da esposa e dos filhos no Colégio Vinhedos. no bairro Santa Felicidade. em Curitiba. O governador foi vestido com uma camiseta do Brasil, a mesma usada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) em manifestações pelo país. Questionado em coletiva de imprensa, o governador disse que irá "arregaçar as mangas" para trabalhar para reeleição do atual presidente. "Foi uma demonstram clara que as pesquisas erraram e erraram feio. Queremos consolidar essa parceria com o presidente Bolsonaro, que foi para o Paraná o presidente que mais investiu no Estado nos últimos 20 anos. Foi um dos presidentes que mais veio ao estado nos últimos 30 anos", disse ao citar o montante de R$ 2,5 bilhões em obras, que segundo ele, são de recursos em parceria com o governo federal.

EDUCAÇÃO E AGRONEGÓCIO

O governador destacou que um dos focos do seu segundo mandato será elevar o patamar da educação do Paraná. "Queremos consolidar essa melhor educação no país. Eu falei para o secretário Renato Feder que eu não estou satisfeito em ser a melhor educação do Brasil, quero ser a melhor educação da América do Sul", além do setor educacional, Ratinho Junior destacou que pretende focar na atração de investimentos e geração de empregos.

LEIA TAMBÉM:

'Lava Jato renasceu das urnas', afirma Deltan Dallagnol

Sobre o agronegócio, Ratinho Jr. sustentou que o setor está cada vez mais competitivo. "Queremos trabalhar com a agroecologia. Temos uma grande parceria com nossas cooperativas, que são molas propulsoras do nosso Estado. Acredito e vamos entregar à população um estado sustentável. Queremos consolidar o Paraná um espaço onde se produz alimentos cuidando do meio ambiente. Quero entregar um estado melhor nos próximos quatro anos", discursou em breve coletiva de imprensa que durou menos de 10 minutos entre discurso e questionamentos da imprensa paranaense.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link