| |

CRÍTICAS AO GOVERNO LULA 5m de leitura

Deputados federais de Londrina tomam posse e declaram voto em Lira

Filipe Barros e Luísa Canziani começam segunda legislatura consecutiva. Diego Garcia assume cadeira pela terceira vez

ATUALIZAÇÃO
01 de fevereiro de 2023

Lucas Marcondes
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Deputados federais de Londrina tomam posse e declaram voto em Lira

O início do ano legislativo em Brasília também marcou a posse dos três deputados federais com base de atuação em Londrina. Atuando no cargo desde 2015, Diego Garcia (Republicanos) ingressou no terceiro mandato. Filipe Barros (PL) e Luísa Canziani (PSD) começaram a segunda legislatura consecutiva.

Já Marco Brasil (PP) espera que Ricardo Barros (PP), titular da cadeira, peça licença do cargo recém-assumido para retornar ao comando da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná. Dessa forma, o locutor de rodeios poderá ocupar a vaga do veterano político maringaense. Brasil estreou na Câmara dos Deputados em 2022, quando ocupou temporariamente uma cadeira durante 120 dias.

Barros e Canziani votaram em Lira

Filipe Barros declarou voto em Arthur Lira (PP), eleito com folga na noite desta quarta (1) para presidir a Casa por mais dois anos. “O Lira foi um grande aliado do governo Bolsonaro. Sabemos que é um deputado com quem podemos contar e que cumpre acordos.”

Luísa Canziani seguiu o mesmo caminho. “É uma pessoa equilibrada, sempre procura o diálogo, ouve todos os deputados e bancadas. Respeita opiniões divergentes.”

Prioridades locais

Aliado de primeiro hora do ex-presidente Jair Bolsonaro, Barros disse que, ainda assim, buscará diálogo com o deputado federal petista Enio Verri, escolhido na última semana para presidir a Itaipu Binacional.

O motivo da aproximação é tentar avançar em tratativas que começaram no governo anterior em busca de recursos da usina hidrelétrica para ajudar a finalizar a obra do Teatro Municipal de Londrina. A construção federal se arrasta há 10 anos, desde 2013.

“Apesar das divergências políticas e ideológicas, essa é uma bandeira de Londrina. Pretendemos avançar ainda mais nessa pauta”, declarou o parlamentar. A conclusão do Residencial Flores do Campo também é uma das prioridades locais da agenda dele.

“É uma pessoa equilibrada, sempre procura o diálogo, ouve todos os deputados e bancadas. Respeita opiniões divergentes”, afirmou Luísa Canziani sobre voto em Arthur Lira
 

Bandeira do pai, o ex-deputado federal Alex Canziani, a educação pública figura nas prioridades de Luísa Canziani. “Meu compromisso é trabalhar pela implementação de unidades do Instituto Federal do Paraná em mais municípios do Paraná. Garantimos a instalação de campi avançados em Cambé e Cornélio Procópio. Nossa meta é trabalhar pelas unidades de Ibiporã e Apucarana”, exemplificou.

Governo Lula: críticas à política econômica

 

Definido recentemente como um dos vice-líderes da oposição na Câmara dos Deputados, Barros não poupou críticas em relação ao primeiro mês do governo Lula. “O ministro da Fazenda [Fernando Haddad] tem dito e tomado medidas que vão levar nossa economia para o buraco”, disparou o deputado.

A condução da política econômica pelo Executivo também foi lembrada pela parlamentar. “Algumas declarações do presidente Lula e do ministro Haddad nos preocupam, como retrocessos em marcos regulatórios e ainda com a apresentação de um pacote de contenção do déficit baseado em aumento de impostos e pouca redução de gastos. O crescimento do país só virá a partir da implementação de reformas como a tributária”, defendeu Canziani.

Procurado para uma entrevista sobre seu terceiro mandato, Diego Garcia não deu retorno para as ligações e mensagens dirigidas a ele pela reportagem da FOLHA.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS