| |

Polêmica 5m de leitura

Contrato do transporte público é alvo de nova queda de braço na Câmara

Grupo de vereadores tenta, sem sucesso, retomar projeto que proíbe município de fazer repasses às empresas em aval do legislativo

ATUALIZAÇÃO
15 de julho de 2022

Guilherme Marconi - Grupo Folha
AUTOR

Um grupo de vereadores tentou, sem sucesso, na sessão desta quinta-feira (14), apresentar recurso sobre o projeto que proíbe o Executivo de realizar qualquer repasse financeiro para as concessionárias de transporte coletivo do Município sem autorização legislativa. A matéria havia sido rejeitada pela Comissão de Justiça no último mês, mas os autores queriam dar continuidade na discussão. A proposta é assinada por Roberto Fú (PDT), Santão (PSC), Mara Boca Aberta (Pros) e Jessicão (PP). O projeto foi rejeitado com 12 votos contrários e apenas seis favoráveis. 

A ideia seria obrigar o município a submeter ao crivo dos parlamentares qualquer repasse financeiro  para as empresas de ônibus. Um dos motivos seria a questão de transparência nos aditivos contratuais, como o feito em 2021 pela CMTU no valor de R$ 21 milhões em reequilíbrio financeiro para minimizar a queda acentuada de passageiros por conta da pandemia, o que causou prejuízo às concessionárias. 

Os vereadores e as vereadoras da Câmara de Londrina se reuniram na tarde desta quinta-feira (14) para a 46ª sessão ordinária de 2022, com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube.
 

leia mais: CMTU contesta relatório de comissão da Câmara sobre transporte

                   CEI do transporte público deve ser "engavetada" na Câmara

Vice-líder do prefeito, o vereador Matheus Thum (PP) argumentou que o texto ficou muito amplo e não define o que deveria ser autorizado ou não pela Casa. Ele também alegou que o reequilíbrio financeiro é uma questão contratual regida pela lei geral de licitações. "Não é a Câmara de Vereadores que regulamenta esse tipo de situação. Nossa prerrogativa é fiscalizar o contrato, mas não podemos fazer o trabalho do Executivo em questões contratuais." 

A vereadora Jessicão (PP), que foi relatora da Comissão de Transportes Públicos, disse que o grupo irá reapresentar o projeto de lei com novo texto. "Estamos falando do maior contrato da prefeitura e no ano passado fomos surpreendidos com repasses milionários que sequer foram comunicados. É preciso de um controle maior. O que não dá é de tempos em tempos o município repassar dinheiro para empresas sem qualquer debate." 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS