| |

DÉFICIT DE ENGAJAMENTO 5m de leitura

Conferência de controle social tenta reverter baixa participação popular

"Espaços dos diferentes conselhos têm se esvaziado de uma forma assustadora", aponta secretária do Conselho de Transparência

ATUALIZAÇÃO
16 de agosto de 2023

Lucas Marcondes
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Conferência de controle social tenta reverter baixa participação popular

As pré-conferências que “abrem terreno” para a 5ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social começam neste sábado (19) em Londrina. Também haverá outro encontro prévio no próximo sábado (26). Ambos são abertos à comunidade.

A conferência, por sua vez, está marcada para 2 de setembro, das 8h às 12h, no auditório da Prefeitura. Por ela, serão eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social para os próximos quatro anos – entre eles, dois integrantes escolhidos “livremente”, sem necessidade de indicação prévia por parte de entidade ou órgão público.

Em meio à organização dessas agendas, a “cidade mais transparente do Brasil” – como o prefeito Marcelo Belinati (PP) costuma fazer questão de mencionar em suas falas por conta do primeiro lugar alcançado por Londrina em avaliação da Controladoria-Geral da União (CGU) – vive um cenário de baixa participação popular em esferas como a dos conselhos – nos quais, ao menos no papel, o cidadão costuma ter cadeira garantida, espaço para debate e direito a voto.

"CONSELHOS TÊM SE ESVAZIADO"

A avaliação vem de integrantes do próprio Conselho de Transparência e Controle Social. “A gente percebe que não há um interesse da população em participar. A reunião [mensal do conselho] é híbrida e está disponível para ser acessada por meio do site da prefeitura”, observou Juvira Cordeiro, presidente do colegiado. Segundo ela, é necessário fazer chegar mais informações sobre os instrumentos de fiscalização que hoje os cidadãos têm nas mãos.

Para a secretária do conselho e integrante da comissão de organização da conferência, Vera Suguihiro, é necessário traçar um diagnóstico para entender os motivos pelos quais há cada vez menos adesão dos cidadãos a esse e outros colegiados. “Os espaços dos diferentes conselhos têm se esvaziado de uma forma assustadora [...] A gente tinha [anteriormente] a sociedade civil organizada, as instituições, a gente fazia apresentações e as pessoas faziam perguntas. Eu tinha na memória esse engajamento”, ressaltou.

“Muitas vezes a própria população não conhece qual é o papel real de um conselho [...] Temos que pensar em alternativas que possam fazer com que a população seja engajada no processo de discussão. É um desafio muito grande, mas nós estamos para isso”, comentou Suguihiro.

AGENDA

As duas pré-conferências terão como palestrantes membros do primeiro escalão da gestão de Belinati. A deste sábado será das 8h às 12h, no auditório da Prefeitura de Londrina, e vai falar sobre “Novas perspectivas no papel da Controladoria na Promoção da Integridade e Transparência na Administração Público”. A condução será da controladora-geral do Executivo, Beatriz de Oliveira Teixeira.

Já no próximo sábado (26), também das 8h às 12h, mas no auditório da Secretaria de Assistência Social, o ouvidor-geral Alexandre Sanches Vicente tratará da “A Ouvidoria Geral, o Acesso à Informação e Transparência Pública”. Para se tornar delegado com direito a voto nas conferências, é necessário se inscrever no momento das pré-conferências.

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS