A Comissão Especial dos Transportes Públicos da Câmara Municipal de Londrina tem até o dia 22 de maio para entregar o relatório final que vai reunir quase um ano de trabalho. O grupo, formado por cinco vereadores, foi criado em junho de 2021 para analisar principalmente as concessões do transporte coletivo.

Imagem ilustrativa da imagem Comissão de transporte da Câmara garante entregar relatório no prazo
| Foto: Gustavo Carneiro

Administrado pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), o serviço é tocado na cidade por duas empresas, a TCGL (Transportes Coletivo Grande Londrina) e a Londrisul, que venceram em 2019 a licitação lançada pela Prefeitura.

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O pedido para formalizar a comissão foi da vereadora Mara Boca Aberta (PROS), que é a presidente do colegiado. Os parlamentares aprovaram em plenário requerimento apresentado por ela. A relatoria é de Jessicão (PP), que já começou a escrever o documento há bastante tempo. "Já era pra estar pronto, mas o Executivo não respondeu todos os pedidos de informação, o que atrasou um pouco", disse à FOLHA.

Giovani Mattos (PSC), Beto Cambará (Podemos) e Roberto Fú (PDT) são os outros integrantes. Em quase um ano, os vereadores fizeram vistorias nas empresas, aprofundaram-se nos detalhes técnicos dos contratos com ajuda da Procuradoria Jurídica e Controladoria da Câmara e trocaram informações com o Ministério Público.

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O auxílio mútuo gerou um resultado recente. Os promotores Renato de Lima Castro e Ricardo Benvenhu instauraram um inquérito civil para apurar o repasse de quase R$ 22 milhões concedido pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) para a TCGL e a Londrisul. Os aditivos foram descobertos pela FOLHA após análise do Jornal Oficial do Município.

A extensa documentação será enviada ao setor de auditoria do MP. A reportagem apurou que, pelo menos por enquanto, ninguém deve ser ouvido pela Promotoria. Não há prazo para conclusão do inquérito.

Os aditivos foram assinados em 28 de junho e determinaram o repasse de R$ 12,7 milhões para a TCGL e de R$ 7,3 milhões para a Londrisul, até 31 de janeiro de 2022, para compensar perdas de 2020, auge da pandemia de Covid-19.

PONTO ALTO

À época, Belinati alegou transparência no ato. Ele e o presidente da CMTU, Marcelo Cortez, foram convidados a dar explicações na Câmara. Por quase quatro horas, o prefeito considerou que o repasse "foi a saída encontrada diante da queda brusca do número de passageiros na pandemia".

A polêmica sabatina foi classificada pelos vereadores como um dos destaques da comissão. "Na minha opinião, a prefeitura enviou respostas vagas, incompletas e não atendeu a todas as nossas reivindicações. Saio bem insatisfeita com esse posicionamento. Diferente do prefeito, eu considero os aditivos como um verdadeiro subsídio para as empresas", afirmou Jessicão.

Mara Boca Aberta seguiu o mesmo raciocínio. Para ela, a pressão no Executivo para esclarecimentos sobre o repasse e a interlocução com o Ministério Público merece relevância. "Verificamos todas as questões do transporte coletivo, como a estrutura dos terminais, as paralisações dos funcionários e a qualidade dos ônibus. Tivemos êxito em muitas cobranças", avaliou.

FUTURO

Jessicão não quis adiantar os possíveis encaminhamentos, mas defendeu que o assunto continue sendo investigado pela Câmara. "Como a prefeitura, pelo menos na minha compreensão, não colaborou muito, acho que o transporte público deve ser ainda mais esmiuçado", comentou.

Mattos, Cambará e Fú preferiram não falar sobre a sugestão da vereadora. Antes de encerrar os trabalhos, a comissão deve se reunir pela última vez até a semana que vem. O relatório final não será votado em plenário, apenas apresentado aos outros 14 parlamentares.

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