.
. | Foto: Michel Jesus

A pesquisa do Instituto Multicultural/FOLHA/Paiquerê FM 91,7 também mediu a rejeição dos 10 prefeituráveis de Londrina. O deputado federal Boca Aberta (Pros) lidera o índice de rejeição, com 40,9% na estimulada. Ele é o segundo colocado nas intenções de voto. Os entrevistados, neste item, responderam em quem não votariam de jeito nenhum para prefeito.

Imagem ilustrativa da imagem Boca Aberta tem o maior índice de rejeição

O ex-prefeito de Londrina Barbosa Neto (PDT) é o segundo com maior oposição, com 12,5%, segundo o levantamento. O atual prefeito, Marcelo Belinati (PP), tem 5% de rejeição, e na sequência estão empatados Carlos Scalassara (PT) e Tiago Amaral (PSD), com 2,3% cada um. A pesquisa mostra que 36% dos entrevistados disseram rejeitar todos os candidatos e que não votariam em nenhum.

O diretor estatístico do Instituto Multicultural, Edmilson Leite, considera que o dado mais importante neste momento a ser apreciado para os concorrentes é o índice de rejeição. "A gente considera que a rejeição é o efeito tampão do candidato, ou seja, um candidato que tem uma rejeição alta mostra o limite onde o candidato pode chegar", avalia

O pesquisador considera que a oposição do eleitor também sinalizará o desempenho de um candidato em um suposto segundo turno. "O efeito da rejeição impede o espaço de crescimento", conclui Leite.

Continue lendo:

- Pesquisa aponta tendência de vitória de Belinati no primeiro turno

- Analistas políticos apontam o que devem preocupar o próximo prefeito