Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa aponta tendência de vitória de Belinati no primeiro turno
| Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

O candidato à reeleição Marcelo Belinati (PP) lidera a corrida pela prefeitura de Londrina, com 43,20% das intenções de voto, segundo pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Multicultural, em parceria com a FOLHA e a Rádio Paiquerê 91,7. Em segundo lugar aparece o deputado federal Emerson Petriv, o Boca Aberta (Pros), com 23,20%. Esse é o primeiro levantamento oficial desde o início da campanha no município e foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob protocolo nº PR-08235/2020.

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa aponta tendência de vitória de Belinati no primeiro turno
| Foto: Folha Arte

Levando em consideração somente as intenções de voto de quem já se decidiu (descontando-se, portanto, quem respondeu que "não sabe"), o atual prefeito levaria a disputa já no primeiro turno, com 53% da preferência, e Boca Aberta seria o segundo colocado, com 28,5%. A Justiça Eleitoral, na contagem dos votos, não considera brancos e nulos, mas somente os votos válidos.

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa aponta tendência de vitória de Belinati no primeiro turno
| Foto: Folha Arte

Na pesquisa estimulada, 18,50% ainda se dizem indecisos entre as opções apresentadas pelo Instituto. Em terceiro aparecem empatados tecnicamente o ex-prefeito Barbosa Neto (PDT), com 4,1%, e o deputado estadual Tiago Amaral (PSB), com 3,6%. Em seguida, vêm o advogado Carlos Scalassara (PT), com 2,3%, e o vereador Junior Santos Rosa (Republicanos), 1,8%.

Os demais candidatos apresentam empate técnico embolados nas outras posições: Delegado Águila Misuta (MDB), com 1,4%, o empresário Marcio Stamm (Podemos), 0,9%, o sociólogo Marcio Sanches (PCdoB), 0,5%, e o ex-vereador Alvaro Junior (PV), também com 0,5%. Esses dados refletem a pesquisa estimulada, na qual a lista de candidatos é apresentada.

ESPONTÂNEA

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa aponta tendência de vitória de Belinati no primeiro turno
| Foto: Folha Arte

Na pesquisa espontânea, chama a atenção o número de eleitores que não sabem em quem votar: 55% entre os eleitores ouvidos pelo Instituto. Ou seja, bem acima dos 34% das intenções de votos para o primeiro colocado, Marcelo Belinati. "Quando buscamos a pesquisa espontânea procuramos saber aquele voto mais consolidado. Quando não se apresenta nome, isso identifica uma intenção de voto mais solidificada e, neste caso, é natural que esse número de indecisos seja muito grande", avalia o diretor do Instituto Multicultural, Edmilson Vicente Leite.

Na espontânea, Boca Aberta também aparece em segundo lugar, com 6% das intenções de voto, e os demais oito candidatos estão embolados. Nesta sondagem, Barbosa Neto tem 1,7%, Scalassara 1,3% e Tiago Amaral e Águila Misuta também aparecem com 0,5% cada. Até o ex-prefeito Antonio Belinati, que não é candidato, apareceu com 0,5%, segundo o levantamento.

SEGUNDA OPÇÃO

A pesquisa também fez a seguinte pergunta ao eleitor: se, por qualquer razão, não pudesse votar no nome que escolheu, qual seria sua segunda opção? Neste item a maioria absoluta disse não saber: 61%. Já Boca Aberta apareceu como segunda escolha para 9,5%, e Marcelo Belinati, para 8,6% dos eleitores. Na sequência aparecem Barbosa Neto (6,1%); Stamm (5%); Amaral (3,6%); Misuta (1,8%); Santos Rosa (1,8%); Scalassara (0,9%) e Alvaro Jr. (0,9%). "Essa pergunta é para aferir os que ainda estão indecisos e também fazemos uma leitura se houver a mudança de voto para onde ela iria ou se houver desistência até a impugnação de algum candidato", explica Leite.

METODOLOGIA

Foram feitas 720 entrevistas individuais e presenciais em 73 bairros de Londrina e mais sete distritos entre os dias 1º e 3 de outubro. "Dividimos a população em relação a gênero, faixa etária, grau de instrução e faixa salarial", detalha o diretor do Instituto. A margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%. "Isso significa que se repetirmos o processo 100 vezes, em 95 vezes daria o mesmo resultado".

Leite informa que a escolha da data de publicação da pesquisa londrinense tem o propósito de traçar um panorama eleitoral. "A pesquisa é um retrato do momento e foi feita antes do horário eleitoral no rádio e na televisão para saber qual a influência que o programa irá ter na opinião do eleitor e comparar com as demais pesquisas que iremos fazer até o primeiro turno."

Continue lendo:

- Boca Aberta tem o maior índice de rejeição

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa aponta tendência de vitória de Belinati no primeiro turno
| Foto: Folha Arte

- Analistas políticos apontam o que devem preocupar o próximo prefeito