Boca Aberta propõe projeto para amputar mãos de políticos corruptos

Olho por olho, dente por dente..." Não é só no velho testamento que a máxima impera. O deputado federal Boca Aberta (Pros) apresentará na Câmara Federal um projeto de lei "anticorrupção". Entretanto, os métodos previstos são polêmicos. A proposta do parlamentar londrinense prevê a amputação das mãos do político condenado por crime de corrupção contra patrimônio público, após condenação em trânsito em julgado.

Imagem ilustrativa da imagem Boca Aberta propõe projeto para amputar mãos de políticos corruptos

O parlamentar diz ainda que a Coreia do Norte executou pelo menos 37 políticos acusados de corrupção desde 2011. A proposta prevê ainda que a "amputação das mãos do político corrupto será realizada no Sistema Único de Saúde (SUS)". O parlamentar encerra o texto afirmando que "a população está cansada de sofrer nas mãos de políticos inescrupulosos e frios, pessoas más, desumanas".

LEIA TAMBÉM:

Lava Jato cobra "esforço maior" do Congresso e STF no combate à corrupção

Justiça rejeita pedidos de compensação da União por crimes apurados na Lava Jato

Consultado pela FOLHA sobre a Constitucionalidade do projeto, Boca Aberta diz que "não há ilegalidade" " O plenário é soberano e o projeto não é inconstitucional", afirma. Com a matéria, o agora deputado adota o mesmo expediente que usou quando era vereador. Em 2017, vários projetos apresentados por ele não passaram da Comissão de Justiça por serem considerados ilegais ou inconstitucionais. Até agora não há no Congresso proposta de autoria dele que foi encaminhada para relatoria.

Heavy Metal e Coritiba

A AL (Assembleia Legislativa) do Paraná aprovou nessa segunda-feira (9), em primeira discussão, os projetos de lei 492/2019, do deputado Douglas Fabrício (CDN), que cria o Dia Estadual do Heavy Metal, a ser comemorado no dia 8 de junho; e 615/2019, do deputado Luiz Fernando Guerra (PSL), que institui o Dia Estadual do Coritiba Foot Ball Club, que será celebrado no dia 12 de outubro, data de fundação do clube. As propostas ainda serão submetidas a pelo menos mais duas votações em plenário, antes da sanção ou do veto do governador Ratinho Junior (PSD).

Título de eleitor sem fila

O dia 6 de maio é o prazo final para quem precisa tirar o primeiro título, regularizar a situação ou mudar de endereço para participar das eleições municipais de outubro. A Justiça eleitoral do Paraná emitiu alerta para o eleitor não deixar a tarefa para a última hora. Quem for nas próximas semanas não encontrará filas e será atendido em poucos minutos. Próximo ao final do prazo, no entanto, mesmo com a ampliação do número de guichês e servidores disponíveis, o eleitor poderá esperar horas na fila. Em Londrina, o atendimento do Fórum Eleitoral no Centro Cívico (R. Parigot de Souza, 231) é das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira.

"Não sei de nada", diz Toffoli sobre protestos

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), José Dias Toffoli, se recusou a comentar, nesta segunda-feira (9), a iniciativa do presidente Jair Bolsonaro de conclamar a população a participar de manifestações agendadas para domingo (15). Nas redes, há algumas convocações de caráter autoritário, pedindo o fim do Legislativo e do STF. "Não sei de nada", afirmou Toffoli, após discursar na abertura do 21º Congresso Internacional de Arbitragem Marítima, no Rio de Janeiro. Toffoli afirmou, no entanto, que a função da Justiça é de pacificação de conflitos, tarefa que requer suporte da sociedade.

LEIA MAIS:

Sem apresentar provas, Bolsonaro diz que houve fraude e que foi eleito no 1º turno

Tio Douglas reclama da demora da Câmara para liberar vaga