| |

Política 5m de leitura

Após pressão de autoescolas, governo do PR anuncia retomada "gradativa" de atividades no Detran

ATUALIZAÇÃO
08 de maio de 2020

Mariana Franco Ramos - Grupo Folha
AUTOR

Curitiba - Pressionado por donos de autoescolas, o governo do Paraná anunciou nessa quinta-feira (7) a retomada "gradativa" de serviços ofertados pelo Detran (Departamento de Trânsito) do Estado. A portaria publicada pela gestão Ratinho Junior (PSD) autoriza a realização de aulas práticas de direção já a partir da próxima segunda-feira (11), de exames teóricos para 1ª habilitação e provas de reciclagem no dia 18 de maio e dos exames práticos no dia 25 deste mês.

"Sabemos que muitos paranaenses necessitam dessa carteira, porque é seu único meio de sustento. Por isso que o governo está tomando essa decisão, sabedor desta necessidade, mas ao mesmo tempo respeitando as questões que a saúde recomenda", afirma o líder da situação na AL (Assembleia Legislativa), Hussein Bakri (PSD). O assunto vinha sendo debatido durante as sessões plenárias virtuais na Casa. Na sessão remota da última quarta (6), Luiz Fernando Guerra (PSL) apresentou requerimento nesse sentido.

 

Bakri conta que atendeu a um pedido dos empresários Gustavo e Karla Coelho Martins, proprietários dos centros de formação de condutores Ella e Bello, de Curitiba. As demandas do setor foram levadas ao chefe da Casa Civil, Guto Silva, ao diretor-geral do Detran, Coronel Cesar Kogut, e ao secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. O Paraná foi o primeiro Estado a formalizar no Conselho Nacional de Trânsito solicitação de liberação durante a pandemia das teleaulas teóricas, o que foi autorizado na quarta-feira da semana passada (29).

As aulas remotas nas autoescolas devem começar assim que as plataformas online forem homologadas. Além do aspecto econômico, os políticos destacam o fato de muitos motoristas atuarem no transporte de cargas essenciais, como alimentos, medicamentos e equipamentos de saúde. "Se todo o comércio está aberto, por que o Detran não pode abrir, com as devidas recomendações, fila, todo mundo certinho e álcool em gel"?, questiona o deputado Cobra Repórter (PSD), que falou sobre o tema em seu programa de rádio.

BOLETIM 

De acordo com boletim divulgado pela Sesa (Secretaria de Estado de Saúde) nessa quinta-feira (7), o Paraná registrou mais 30 casos de Covid-19 e confirmou mais três óbitos. O monitoramento soma 1.656 pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus. Destas, 104 morreram em decorrência da doença. O Detran está fechado para o público externo desde o fim de março.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS