| |

EDITORIAL 5m de leitura

Perigo das ‘deepfakes’ no período eleitoral

ATUALIZAÇÃO
24 de janeiro de 2020

Folha de Londrina
AUTOR

Até pouco tempo atrás, alterações em fotografias eram uma habilidade dominada por um seleto grupo de pessoas. Com a popularização dos editores de imagens, hoje disponíveis até em smartphones, fazer montagens se tornou algo comum. Memes e adulterações mal-intencionadas pululam pelas redes sociais e, por muitas vezes, criam confusão na internet.

No entanto, especialistas alertam que o já era grave ficou ainda pior. Com a evolução da inteligência artificial, a manipulação das informações chegou aos vídeos. 

A tecnologia tem enorme potencial para o entretenimento, mas, ao mesmo tempo, representa um risco no período eleitoral. Nos Estados Unidos, um vídeo adulterado mostra o ex-presidente Barack Obama chamando Donald Trump, de “um idiota total e completo”.

Em ano de eleições municipais, o receio é que a prática, denominada “deepfake”, seja replicada no Brasil. Analistas expõem que a cada eleição, novos perigos surgem, porém o peso das redes sociais é cada vez maior. 

A velocidade dessas mudanças e a evolução da tecnologia exigem celeridade da Justiça em se criar mecanismos para detectar e punir os autores de manipulações que visam prejudicar alguém ou dar crédito indevido a algum candidato.

 O que se passa diante dos olhos já não pode ser considerado verdade absoluta. Mesmo com a sofisticação das fraudes, os cuidados para não cair em uma fake news ou repassá-la são os mesmos. O caminho passa pelas fontes de informação de credibilidade.

Quando a informação parece muito extraordinária, é de bom tom desconfiar, mesmo que a ideia do conteúdo fantasioso pareça atraente a quem a consome.

O fenômeno das redes sociais revolucionou o mundo com a interatividade, mas por outro lado, tornou o cidadão mais vulnerável às informações de fontes duvidosas.

Como a escolha do eleitor deve ser baseada sempre na verdade, mais uma vez o jornalismo profissional se mostra indispensável neste processo. O rigor da apuração da imprensa séria é fundamental no processo democrático da escolha dos representantes.

A FOLHA mantém o compromisso com a verdade e com seus leitores

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS