| |

Opinião 5m de leitura

OPINIÃO DO LEITOR - Brasil: caso raro a ser estudado!

Passamos por tantos problemas sociais, econômicos e, principalmente, de saúde e, aparentemente, nos esquecemos de tudo isso

ATUALIZAÇÃO
27 de julho de 2021

null
AUTOR

 

Vivemos uma transição depois de mais de quinze meses de uma pandemia que assolou todo o mundo. As vacinas caindo do céu, como naquele filme infantil "Tá chovendo hambúrguer", onde muitos se dão ao capricho de escolher até a marca de vacina que querem tomar. Parece que se esqueceram da agonia que foram os meses iniciais, onde a ciência correu como se fosse a prova dos 100 metros para fabricar uma vacina que naquele momento e até agora foi a única solução para conter o tsunami da Covid-19.

Foram muitos momentos onde vários personagens se tornaram protagonistas dessa fase histórica da humanidade, como foi a peste negra e a gripe espanhola. Elas tiveram um ponto em comum que foi o cuidado com a higiene pessoal e os locais de convivência, aspectos que influenciaram essas pandemias e colocaram isso como prioridades onde todos que se cuidam estão também cuidando do próximo, sendo esta  palavra, a EMPATIA,  muito citada, pois não vivemos em uma ilha e sim em sociedade, e como tal temos que nos comportar coletivamente e não individualmente.

Passado o primeiro impacto, os estados e municípios tiveram que se adaptarem e se comprometerem em usar os recursos federais da melhor forma possível e sabemos que muitos, infelizmente, se aproveitaram da situação para desviar recursos públicos em um momento que poderiam ter salvado mais vidas. Afinal, que preço tem a vida humana?

Nosso país foi assolado por uma onde de negacionismo, de brincadeiras com a vida, como se  importasse  somente para aqueles que perderam seus entes queridos. Mas isso é passado e, como tal,  esquecido. Porque já começou a corrida eleitoral de 2021, onde muitas cidades estão sendo visitadas por políticos fazendo suas pré-campanhas com dinheiro público, onde prefeitos, vereadores e aliados já fechando parcerias, alianças já pensando na campanha municipal de 2024.

Afinal, somos um país que com bilhões em recursos públicos destinados a campanha eleitoral, tornando os brasileiros seres humanos a serem estudados, pois passamos por tantos problemas sociais, econômicos e principalmente de saúde e, aparentemente, nos esquecemos de tudo isso. 

Mas, enfim, segue o jogo, e nesse jogo não tem vencedores e muito menos vencidos, temos brasileiros que deveriam ter mais consciência do poder que têm nas mãos, escolhendo seus representantes pelo seu histórico de vida e não pela vantagem momentânea que pode tirar da situação. Acredito que esse estudo deveria ser feito urgentemente pois dependendo do resultado poderia surgir uma vacina contra essa ignorância, individualismo e comodismo. E que a Ciência tenha a cura para esse mal. E viva a ciência!

Amegilda Neves de Almeida (professora) Florestópolis 

A opinião do autor não reflete, necessariamente, a opinião da FOLHA. 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS