| |

Opinião 5m de leitura

EDITORIAL - O excesso da burocracia

ATUALIZAÇÃO
18 de fevereiro de 2022

Folha de Londrina
AUTOR

Há poucos dias, a Folha de Londrina mostrou quanto a burocracia pode prejudicar o serviço público no Brasil. Em reportagem, o jornal trouxe a história de dois veículos que a Câmara Municipal de Londrina recebeu há quase quatro meses da Receita Federal, mas que até agora estão parados no estacionamento da Casa. 

 

Os carros, duas caminhonetes, chegaram no dia 19 de outubro de 2021 e, na época, os vereadores enfatizaram a economia de recursos públicos, ainda mais porque dois dos cinco carros da frota oficial estão quebrados e não sairão da oficina tão cedo. A S10 modelo 2013 e a Saveiro de 2017 foram avaliadas em mais de R$ 100 mil e serão usadas para visitas à zona rural da cidade ou viagens oficiais

O presidente do Legislativo, Jairo Tamura, sabia que a entrega efetiva dos veículos poderia demorar, mas não esperava que a burocracia seria tão grande. "Encontramos algumas multas e comunicamos ao Detran de São Paulo, de onde esses carros vieram, para finalizar as infrações. Eu não achava que demoraria tanto. Foi uma surpresa", afirmou à reportagem. 

A situação da S10 já está normalizada, faltando alguns detalhes. Mas a Saveiro ainda não teve as multas baixadas e a Câmara  não tem autorização para circular com o carro. A demora prejudica o trabalho dos vereadores no atendimento às comunidades. 

Os vereadores, por morarem perto de seus eleitores e compartilharem com eles a rotina da cidade têm muito mais oportunidade do que um deputado ou senador, por exemplo, de ouvir sugestões, reclamações e pedidos. Parte dessas demandas são conhecidas em visitas aos bairros e distritos. Nesse sentido, os dois veículos doados pela Receita estão fazendo muita falta. 

A burocracia tem razão de ser enquanto organização dos serviços da administração pública, suas rotinas e responsabilidades. O problema é quando esse processo toma uma proporção de morosidade, de longas tramitações, de demora ao extremo e de ineficiência. 

Há muito se fala em desburocratizar e modernizar o serviço público, mas frequentemente nos deparamos com situações esdrúxulas, como a dos carros que a Câmara ganhou, mas até agora não conseguiu usar. É preciso racionalizar processo, fluxos de trabalho e aproveitar todas as possibilidades que a tecnologia oferece para reduzir os trâmites e melhorar o serviço que a administração pública deve oferecer à sociedade. 

Obrigado por ler a FOLHA!  

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS