O importante papel de Londrina no desenvolvimento do agronegócio brasileiro fica evidente com a escolha do município, pelo Ministério das Comunicações, para receber um projeto-piloto para utilização da tecnologia 5G em áreas rurais.

A cerimônia de lançamento será nesta quinta-feira (12), na Embrapa Soja, com a presença de dois ministros, Fábio Faria, das Comunicações, e Tereza Cristina, da Agricultura. O governador Ratinho Junior e o prefeito Marcelo Belinati também estarão presentes.

A instalação da antena 5G vem coroar um projeto importante, iniciado há um ano e meio a partir de articulações da deputada federal Luísa Canziani. Trata-se do primeiro Polo Tecnológico do Agro instalado pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

A partir dessa novidade, o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, anunciou a instalação de uma “fazenda inteligente”, que trará benefícios para os produtores rurais, além de contribuir para os processos de pesquisas para o agronegócio.

São vários os avanços que uma conexão de internet de alta performance permitirá ao setor do agronegócio. As principais são eficiência, produtividade e redução de custo.

A antena a ser instalada terá abrangência em um raio de 5 quilômetros, podendo atingir picos de até 10 quilômetros, incluindo a parte urbanizada do distrito de Warta. O sinal 5G ficará aberto a todos os usuários da telefonia móvel que tenham um aparelho compatível com essa tecnologia.

Dessa forma, Londrina será a única cidade da Região Sul a receber uma antena de tecnologia 5G neste ano e a segunda do País. A primeira antena foi instalada em Sorocaba (SP), há poucas semanas, também como parte de um projeto do Ministério da Agricultura.

Estamos falando de um passo importante para modernizar ainda mais a nossa agricultura, com precisão e sustentabilidade, reforçando o papel de Londrina como protagonista do agronegócio brasileiro.

Obrigado por ler a FOLHA!

Leia outras opiniões da Folha de Londrina:

Com o tempo seco, é preciso prevenir incêndios

Vacinação contra Covid, chegou a vez dos mais novos

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.